Educação ofertará 21 mil vagas para alfabetização de jovens, adultos e idosos em 2016

Por Agência Brasil 23/11/2015 22h10
Por Agência Brasil 23/11/2015 22h10
Educação ofertará 21 mil vagas para alfabetização de jovens, adultos e idosos em 2016
Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu mais um passo importante no combate ao analfabetismo em Alagoas, com adesão junto ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de 21 mil vagas de alfabetização para jovens, adultos e idosos em 2016, a partir do programa "Uma escola em cada esquina/PBA". A assinatura do termo aconteceu na secretaria, com a presença do secretário Luciano Barbosa e da gestora local e presidente da comissão constituída para o programa, Adeilma Fonseca.

A meta mais que duplica a última etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) pela Rede Estadual de Educação, que ofertou 10 mil vagas e alfabetizou mais de 8 mil alagoanos em 2015. A ideia do programa é atender e disponibilizar a maior parte das vagas, cerca de 11 mil, a espaços alternativos como: organizações não governamentais (Ongs), movimentos sociais, indígenas, quilombolas, igrejas, sindicatos, associações de bairro, sistema prisional, sociedade civil organizada, entre outros.

De acordo com o secretário Luciano Barbosa, este é mais um desafio assumido por esta gestão, que espera contar com a participação destes parceiros para o alcance dos resultados do programa.

“Acreditamos muito no programa e nas mudanças que ele propiciará ao Estado e a cada cidadão que aguarda esta oportunidade. Já acompanhamos ricos relatos e experiências este ano e isto foi só o início. Agora estamos dobrando o número de vagas. Esperamos contar com o apoio efetivo destas parcerias na convocação da população”, destacou.

Edital

Segundo Adeilma, após esta aprovação do Plano Plurianual de Alfabetização (PPAlfa) 2015/2016 pelo MEC, o próximo passo será o lançamento do edital para oferta de vagas e convocação para formação das turmas, previsto para o próximo mês de dezembro.

“O processo já está em tramitação. A partir do lançamento, serão iniciadas sensibilização e mobilização para inscrições para os voluntários alfabetizadores, coordenadores de turmas e seus respectivos alfabetizandos”, explicou.

Nesta segunda-feira, a comissão se reuniu na Superintendência do Sistema Estadual de Educação para dar andamento às ações prioritárias do lançamento do edital.