Sertanejos são beneficiados com operação carro-pipa, nesta segunda (23)

Por via Agência Alagoas 23/11/2015 10h10
Por via Agência Alagoas 23/11/2015 10h10
Sertanejos são beneficiados com operação carro-pipa, nesta segunda (23)
Governo do Estado inicia maior operação carro pipa da história, no dia 23. - Foto: Gazeta Norte Mineira/Cortesia
Em atenção à situação dos sertanejos atingidos pela seca, o Governo de Alagoas acaba de anunciar o início da maior operação carro-pipa da história do Estado. A partir desta segunda-feira (23), 38 municípios serão beneficiados com o auxílio de 200 caminhões contratados com recursos do Estado, a fim de minimizar os efeitos da seca de maneira emergencial na região.

A operacionalização das atividades representa o primeiro passo para o estabelecimento do convívio entre a população sertaneja e as consequências da seca. Para enfrentar as dificuldades, o governador Renan Filho destaca que o Estado vem adotando duas vertentes: uma por meio de medidas emergenciais e a segunda através de ações e projetos estruturantes em Alagoas.

“O Estado enfrenta um período duro de seca, é o maior dos últimos cem anos. Essa operação, junto com a construção de adutoras de engate rápido, é a nossa principal estratégia para amenizar ao máximo os efeitos da estiagem emergencialmente. Por outro lado, estamos trabalhando com o avanço do Canal do Sertão, o desenvolvimento de grandes adutoras para criar alternativas sólidas e estruturais para sair de forma mais permanente da condição que Alagoas vive hoje”, afirma o chefe do executivo.

Responsável pelo gerenciamento da operação, o coordenador estadual da Defesa Civil de Alagoas, major Moises Pereira de Melo, explicou que o critério para a participação das atividades foi a situação de emergência em que as cidades atualmente se encontram. A medida vai proporcionar água de qualidade para o maior número de pessoas das regiões prejudicas pela seca.

“Somada à ação dos carros-pipas, o Governo de Alagoas vem promovendo diferentes projetos no Estado. Paralelamente, buscamos potencializar a recuperação e perfuração dos poços, a construção de adutoras e a garantia de ração animal para o povo sertanejo em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), como mais uma possibilidade para a população se manter e estabilizar em suas próprias regiões”, ressalta o major Moises.

Ao final do projeto, os caminhões percorrerão os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Estrela de Alagoas, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Mata Grande, Major Isidoro, Minador do Negrão, Maravilha, Monteirópolis, Olho d´Água das Flores, Olho d´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Palestina, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.  
 
  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.