Girau do Ponciano participa de Seminário Nacional sobre Compras Públicas Governamentais

Por Ascom/ Girau do Ponciano 20/11/2015 08h08
Por Ascom/ Girau do Ponciano 20/11/2015 08h08
Girau do Ponciano participa de Seminário Nacional sobre Compras Públicas Governamentais
Foto: Ascom/ Girau do Ponciano
A convite do SEBRAE Alagoas, de 17 a 19 de novembro deste ano, o secretário adjunto de assistência social e agente de desenvolvimento no município de Girau do Ponciano, Thyago Alexandre, esteve presente na viagem técnica ao município de Cuiabá (MT), para participar do 7º Fomenta Nacional e do VI Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, que tem como intuito divulgar e compartilhar boas práticas de gestão que resultem na abertura de oportunidades para as pequenas e microempresas nas compras públicas governamentais.

Para a escolha dos 15 (quinze) agentes de desenvolvimento que representaram os municípios alagoanos foram utilizados critérios como participação nos encontros e capacitações promovidas pelo SEBRAE, nota no sistema de monitoramento da lei geral e comprometimento da gestão municipal em promover ações que estimulem e fortaleçam o empreendedorismo local. O agente de desenvolvimento é uma figura criada pela lei 128/2008 e deve ser indicado diretamente pelo prefeito para auxiliar no processo de implementação e continuidade dos projetos e ações contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

A 7º edição do Fomenta Nacional é uma realização SEBRAE, Governo Federal, governos dos estados e prefeituras e objetiva aproximar pequenos negócios, inclusive rurais, dos grandes compradores da administração pública. Experiências exitosas foram compartilhadas por especialistas como Yokasta Gúsman, Sýlvia Aguilar, Jair Santana, Gilberto Dimenstein e Clóvis de Barros. O evento também contou com a presença do senhor Guilherme Afif (Presidente do SEBRAE Nacional), do senhor Pedro Taques (Governador do Estado do Mato Grosso) e da senhora Patricia Souto Audi (Secretária de Transparência e Prevenção a Corrupção).

O agente de desenvolvimento do município alagoano destacou as conquistas da administração forte e abençoada, em relação ao empreendedorismo local “O Prefeito Fabinho Aurélio tem associado o discurso de valorização do empreendedor local com práticas de gestão que ratificam tal postura. Estamos focados em intensificar o processo de desburocratização para as micro e pequenas empresas, aumentar o poder das compras governamentais realizadas pelo executivo municipal, capacitar e formalizar nosso empresariado. Recebemos constantemente os consultores enviados pelo SEBRAE Alagoas para capacitar também nossos servidores da área de licitações, auxiliando assim, na criação de um ambiente favorável para o empreendedorismo local”.

Nesta quinta feira (19), todos os agentes de desenvolvimento do Brasil estiveram reunidos no VI Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento compartilhando ações desenvolvidas em seus respectivos municípios e fortalecendo essa importante rede de estímulo à inovação e reconhecimento das potencialidades de cada cidade. 

 
  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.