Estudantes ajudam a decorar Arapiraca no Natal Sustentável

Por Assessoria 17/11/2015 16h04
Por Assessoria 17/11/2015 16h04
Estudantes ajudam a decorar Arapiraca no Natal Sustentável
Foto: Assesoria
O Natal tem um quê de magia no ar. Tanto no tocante ao sentimento de renovação dentro de cada um de nós, quanto na empatia para ajudar o outro.

Neste caso, “o outro” em questão é o meio ambiente, o nosso planeta Terra. Visando a sustentabilidade, o período natalino em Arapiraca terá uma de suas características mais marcantes: o empenho de seu povo.

Até agora, desde julho, o grupo Arte Sustentável conseguiu arrecadar mais de 50 mil garrafas PET para confeccionar vários itens pelo município.

Sabendo desta iniciativa da Prefeitura de Arapiraca – que contratou o grupo para enfeitar nossas praças –, dezenas de alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, localizada no bairro São Luiz, foram até o “galpão mágico” do Arte Sustentável para ajudar a fazer guirlandas a partir do material reciclável.

“Achei maravilhosa essa ideia de decorar a nossa cidade com estas decorações feitas de algo que iria para o lixo. O que ia ser jogado fora agora se tornará 'luxo'. E isso reflete positivamente na natureza, se olharmos direito, pois o plástico é um das coisas que mais demoram a se decompor. E que bom que ele servirá de pano de fundo para o nosso lindo Natal”, diz a estudante do 9º Ano, Vitória Farias, de 16 anos.

Dezenas de alunos, acompanhados pelo professor Alexandre Cavalcante, conheceram o espaço do grupo, na Rua Olavo Bilac, bairro do Centro, que está aberto a todos que quiserem ajudar e participar do processo.

“Fomos em inúmeras escolas municipais e colégios particulares para recolher garrafas PET e muitos adolescentes se engajaram na nossa campanha para deixar Arapiraca com outra cara. Isso é muito gratificante”, comenta a artesã Lucineide Bispo, uma das pessoas por trás do Arte Sustentável, ressaltando também a parceria com a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara).

Em breve, o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, Largo Dom Fernando Gomes, Parque Municipal Ceci Cunha, Bosque das Arapiracas, Praça Deputado José Marques da Silva e Praça Manoel André estarão com as cores e brilhos característicos desta data especial.