Arapiraca vai ganhar corredor ciclístico neste domingo

Por Assessoria 22/10/2015 16h04
Por Assessoria 22/10/2015 16h04
Arapiraca vai ganhar corredor ciclístico neste domingo
Foto: Assesoria
O transporte de duas rodas ganha cada vez mais adeptos pelo mundo afora. Seja para ir ao trabalho ou ao passeio, a bicicleta está ganhando seu espaço nos centros urbanos.

Em Arapiraca não é diferente. A prática do ciclismo ou a utilização da bicicleta como meio de transporte ganha as ruas da cidade.

Para fortalecer a mobilidade urbana, a Prefeitura de Arapiraca vai instalar neste domingo (25), o projeto Corredor Ciclístico no Bosque das Arapiracas, a partir das 8 horas da manhã, e no Lago da Perucaba, o projeto acontecerá as terças e quintas, das 19h às 22h, e vai começar a partir da próxima terça-feira (27).

A iniciativa ganhou força com o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), que defendem a mobilidade urbana por meio do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade de Arapiraca.

Um termo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Smel) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) para dar suporte ao projeto, em plena comemoração pelos 91 anos de Emancipação Política de Arapiraca.


A prefeita Célia Rocha destaca a participação dos eventos esportivos no calendário de comemorações de Arapiraca. Ela também reconhece que o esporte destaca a cidade com a participação de atletas arapiraquenses em campeonatos nacional e internacional.

“O ciclismo faz parte de modalidades esportivas que se destacam em nossa cidade e já temos atletas que representam Arapiraca no Brasil e em outros países do mundo. Então é importante implantarmos o corredor ciclístico aqui”, afirmou Célia Rocha.

Para o secretário de Esporte, Nelson Santos Filho, o município tem apoiado as modalidades esportivas com afinco. No ciclismo, segundo ele, o apoio se fortalece cada vez mais.

“Atualmente vários grupos de ciclistas já estão organizados e os arapiraquenses utilizam a bicicleta principalmente para o lazer”, disse Nelson Filho.

Para garantir espaço e segurança no trânsito à prática do ciclismo, o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, dará todo o suporte ao projeto, inclusive campanhas educativas com dicas de circulação.

“Vamos sinalizar toda a área do Bosque das Arapiracas durante o horário do passeio e os agentes de trânsito vão fazer o monitoramento do tráfego em todo o entorno daquela área”, assegurou Teófilo.





Grupos ciclísticos

Em Arapiraca já existem nove grupos organizados de ciclismo que se utilizam do espaço público para passeios e treinamentos àqueles que disputam campeonatos ciclísticos.

O ciclista e coordenador do grupo Giro do Agreste, Norberto Júnior, e outros representantes de equipes do ciclismo se reunirão com o secretário de Esporte e o superintendente da SMTT para planejarem a utilização dos espaços públicos em Arapiraca.

“Nossas reuniões foram proveitosas e decisivas para que possamos ter o apoio da prefeitura e poder praticar e treinar o ciclismo com segurança em Arapiraca”, frisou Norberto Júnior.

Na abertura do projeto Corredor Ciclístico, um dos mais expressivos ciclistas de Alagoas estará presente. Trata-se do atleta Ademilton Santos, natural de Girau do Ponciano, bicampeão Norte e tricampeão Norte/Nordeste na categoria Master A, com centenas de medalhas conquistadas em suas vitórias nos campeonatos que participou.

Edler Lira e Gustavo Bernardino são as revelações do ciclismo de Arapiraca em 2015. Em novembro, eles vão representar a capital do Agreste no campeonato nacional na cidade de Londrina, no Paraná.




Para os atletas profissionais treinarem com segurança, a Prefeitura de Arapiraca disponibilizará o espaço no Lago da Perucaba, durante a noite, dois dias da semana.