3° BPM comemora 33 anos de prestação de serviços no Agreste alagoano

Por Assessoria 20/10/2015 15h03
Por Assessoria 20/10/2015 15h03
3° BPM comemora 33 anos de prestação de serviços no Agreste alagoano
Foto: Divulgação
O 3º Batalhão de Polícia Militar Tenente João Bezerra, sediado na cidade de Arapiraca, completa na próxima sexta-feira, (23), 33 anos de serviços prestados na região do agreste alagoano.

A data será comemorada com uma programação especial, coordenada pelo comando da unidade, tenente-coronel Wellington Bittencourt, que envolve diversas atividades voltadas para a capacitação do efetivo como também para a integração dos policiais com a comunidade, através do incentivo a prática de hábitos saudáveis pelo esporte.

As festividades terão início na manhã de hoje, 20, no pátio do Batalhão, onde militares participarão de uma oficina de capacitação em Gerenciamento de Crises. Já às 18h30 será realizado um passeio ciclístico, aberto a sociedade em geral, com largada na Praça Luiz Pereira Júnior e final previsto no Bosque das Arapiracas.

Na quarta, 21, será realizada uma formatura militar, onde na oportunidade serão homenageados os policiais militares da ativa e da reserva remunerada que fazem parte da história do Batalhão.

“Ao longo de sua trajetória, os homens e mulheres que fazem do 3º BPM sempre buscaram proteger e servir a população, sobretudo na cidade de Arapiraca e nos demais 14 municípios que pertencem à nossa área de cobertura. É importante que fique na memória esse trabalho realizado ao longo desses 33 anos, onde a participação de cada policial é o diferencial para efetivar a construção da paz social no agreste alagoano”, externou Bittencourt.

Dando sequência às comemorações, na quinta, 22, haverá um evento esportivo e outro musical, ambos abertos ao público. Pela manhã, a partir das 06h30 na sede do batalhão, será a largada da corrida de 5 km. Já à tarde, a partir das 16h, a Banda de Música do 3°BPM fará uma retreta no Arapiraca Garden Shopping.

Os interessados em participar da corrida podem efetuar a inscrição na academia de musculação do Batalhão, nos horários das 8 às 14h e das 15 às 21h. A taxa de inscrição é no valor de R$ 5,00 e dá direito a uma camisa do evento.
A programação será encerrada na sexta, 23, com a celebração de uma missa em Ação de Graças, a partir das 8h, no templo ecumênico do 3°BPM.

Histórico

No dia 23 de outubro de 1982, com um efetivo de aproximadamente 350 homens, o 3° BPM foi deslocado de Maceió para a cidade de Arapiraca/AL visando atuar no Agreste e Sertão de Alagoas.

Em 1992 o 3° BPM foi denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.

Hoje, com aproximadamente 600 homens, a unidade tem sua área de atuação no agreste alagoano, nas cidades de Arapiraca, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Traipu, Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Jaramataia, Teotônio Vilela, São Sebastião, Coité do Noia, Taquarana, Craíbas, Junqueiro e Limoeiro de Anadia.