Saiba quem são Sinhozinho Malta e Viúva Porcina da vida real

Por Gilberto Barbosa - colaborador 12/10/2015 08h08
Por Gilberto Barbosa - colaborador 12/10/2015 08h08
Saiba quem são Sinhozinho Malta e Viúva Porcina da vida real
Livro ainda não tem data para ser lançado.
Há mais de dez anos venho fazendo pesquisas sobre a história de Limoeiro de Anadia e sobre as cidades que tiveram ligação com esta. Em 2011, finalmente lancei o livro FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA – ÍNDIOS, BRANCOS E NEGROS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SÓCIO-ECONÔMICA E POLÍTICA DE LIMOEIRO DE ANADIA; livro lançado com o apoio da Uneal.

Desde aquela época eu já sabia da história de que a viúva Porcina era limoeirense, pois um antigo morador do sítio Brejo em Limoeiro, Nilo Barbosa, filho do deputado provincial Capitão Ursulino Barbosa, havia me contado que a viúva da vida real era a sua tia Porcina Barbosa da Silva. No entanto, houve engano naquela informação, mas com estudos mais aprofundados e com a colaboração do professor Cosme Rogério, enfim consegui fatos mais concretos sobre a verdadeira viúva Porcina que inspirou Dias Gomes a construir os personagens da novela Roque Santeiro. Essa história e muitas outras sairá em meu novo livro Crônica Geral de Limoeiro, ainda sem data para lançamento.

VIÚVA PORCINA - BIOGRAFIA

Nascida no dia 27 de outubro de 1917, na Fazenda Canudos Velho, à época município de Limoeiro de Anadia, (hoje município de Taquarana). Porcina Maria da Silva era filha de Rosa Maria da Soledade e Manoel Antônio da Silva (Manoel Paixão). Foi casada com o fazendeiro palmeirense Teotônio José da Costa, com quem teve nove filhos.

Sendo Teotônio pecuarista, criava seus animais espalhados por algumas fazendas. A fazenda de Lajes do Caldeirão fazia limite com a propriedade de Isídio Malta Filho, mais conhecido como Sinhozinho Malta, em Palmeira dos Índios.
Após a morte do marido, a viúva Porcina, tendo pouco trato para os negócios, resolveu pedir o auxílio do Sinhozinho Malta para administrar seus bens. Segundo relatos, esse foi o único laço entre os dois. Segundo o professor Cosme Rogério “Com o tempo, o Sinhozinho Malta foi se apossando dos bens de que zelava, fazendo com que, mais tarde, a viúva Porcina viesse a passar por dificuldades financeiras”.

Foi nessas pessoas que Dias Gomes se inspirou para criar algumas das personagens mais famosas da teledramaturgia brasileira, na novela Roque Santeiro. Segundo o relato de Joselina, uma das filhas de Porcina, o próprio Roque Santeiro teria sido inspirado em seu avô, que era curandeiro.

No entanto, servir de inspiração para esse sucesso da TV Globo não foi tão agradável para a viúva Porcina, que foi cada vez mais ficando abalada com o fato. Dona Porcina faleceu no dia 22 de junho de 1998.

Porcina Maria da Silva, conhecida como viúva Porcina.


Isídio Malta Filho, mais conhecido como Sinhozinho Malta.


Sobre o autor: Historiador e professor da rede municipal de ensino de Limoeiro de Anadia; graduado em História pela Uneal; pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Autor do livro sobre a história de Limoeiro de Anadia. Atualmente se prepara para lançar o segundo livro sobre a história de cidade.
 



O Já é Notícia também está no Facebook e no Twitter.