Conheça 7 hábitos benéficos para suas finanças pessoais

Por Redação com mobills 07/10/2015 14h02
Por Redação com mobills 07/10/2015 14h02
Conheça 7 hábitos benéficos para suas finanças pessoais
Foto: Divulgação
Praticar hábitos benéficos para as finanças pessoais é o primeiro passo para que se possa atingir o sucesso no campo financeiro.

É comum que haja uma certa resistência em adquirir hábitos com os quais você nunca se preocupou antes, mas determinadas mudanças são fundamentais se você pretende melhorar sua situação financeira.

Veja quais são os 7 hábitos benéficos para as finanças pessoais, os quais podem trazer prosperidade financeira para a sua vida e para todos que estão a sua volta: família, amigos, entre outros.

1º – Utilizar uma ferramenta de controle financeiro

Sua ferramenta de controle financeiro pode ser um simples bloco de anotações, um aplicativo no celular ou uma planilha no computador. Porém, é essencial que você saiba de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. A maioria das pessoas não sabem qual é a destinação do seu dinheiro, o que é um gravíssimo erro financeiro.

Ao controlar efetivamente suas finanças e registrar todas as receitas e despesas, você terá condições de tomar melhores decisões financeiras, poderá eliminar gastos desnecessários e evitar o consumo desenfreado.

2º – Ler

Grande parte dos brasileiros não gostam e não costumam praticar o hábito da leitura. Para quem não gosta, saiba que ler traz diversos benefícios, tais como: aprimorar a memória, redução do stress, exercitar a mente, maior conhecimento, aumento do poder de concentração, aperfeiçoamento do vocabulário, facilidade para escrever, diversão, entre diversas outras vantagens. 

Se você não gosta de ler de jeito nenhum, alguns passos simples podem ajudar a modificar esse panorama:
– Para começar a fortalecer o hábito, procure ler algo que seja do seu interesse, como livros para quem quer se tornar rico;
– Monte um plano diário de leitura (comece lendo 10 páginas por dia e vá aumentando com o passar do tempo, mas não fique sem ler um dia sequer, se esforce!);
– Tente aplicar o conhecimento adquirido.
Lembre-se: a prática da leitura é como a prática de qualquer exercício físico. No início é um pouco complicado, até seu corpo e sua mente se acostumarem, depois você passará a sentir prazer por realizar tal atividade.

3º – Guardar uma parcela do seu salário

O ideal é guardar no mínimo 10% do seu salário, mas se isso não for possível no atual momento, poupe aquilo que puder. Dê prioridade a algum investimento que debite diretamente na sua conta salário, pois você não ficará tentado a gastar o dinheiro. 

O Crédito de Depósito Bancário – CDB é um investimento interessante para começar. 

4º – Formar uma reserva para emergências

Todas as pessoas estão sujeitas a alguma emergência: desemprego, doença na família, acidente no trânsito, defeitos mecânicos no carro, reforma na casa ou qualquer outro imprevisto. Sendo assim, é necessário criar uma reserva financeira para esses momentos. 

Comece poupando uma pequena quantia de sua renda, não precisa ser muito no início, o importante é economizar para esse fim.

5º – Utilizar o seu cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito inegavelmente traz muitas facilidades (se você utilizá-lo a seu favor), mas se não houver o devido planejamento e controle, os gastos acabam extrapolando seu orçamento.

Se você tem dificuldade em controlar seu consumismo, evite utilizar o cartão de crédito e procure comprar à vista. Além do mais, ao pagar à vista, você pode conseguir algum desconto.

6º – Evitar empréstimos

Para muitas pessoas, os empréstimos acabam se tornando uma rotina. Nestes casos, não é incomum que, antes de concluírem o pagamento, renovem o empréstimo, o que acaba virando uma bola de neve gigante. Se você se encontra exatamente nesta situação, pare o mais rapidamente possível.

O ideal é que você não se utilize desse “recurso financeiro”, a não ser em uma ocasião de extrema necessidade. Você deve adequar o seu padrão de vida ao valor de dinheiro que tem disponível e nunca o contrário. Portanto, analise o que está fazendo você ter que se valer de empréstimos e tente cortar todos os gastos indispensáveis.

7º – Adquirir conhecimento por meio de áudio livros


Às vezes você está com a mente cansada para leituras ou não tem condições de ficar atento a um livro físico, como quando está caminhando, dirigindo ou até mesmo no transporte público.

Nesses momentos, um áudio livro é muito bem-vindo e é um outro excelente hábito para aumentar seus conhecimentos sobre os mais variados temas, inclusive sobre finanças pessoais. 

Para finalizar, é interessante que você possa refletir sobre suas atitudes em todas as esferas da vida. Com pequenas mudanças, você poderá obter grandes êxitos, basta ter força de vontade e começar a praticar.