Governo de Alagoas incentiva cadeia produtiva moveleira

Por Agência Alagoas 05/10/2015 10h10
Por Agência Alagoas 05/10/2015 10h10
Governo de Alagoas incentiva cadeia produtiva moveleira
Foto: Agência Alagoas
A cadeia produtiva é uma sucessão de operações integradas que inicia na extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto final. É com este foco que o Governo de Alagoas visa desenvolver e diversificar a economia do estado, através do fortalecimento e atração de novas empresas que compõe cadeias produtivas.

A exemplo do setor moveleiro, que é um segmento com forte potencial de crescimento em Alagoas. Com o anúncio da instalação da empresa Duratex, outras indústrias ligadas à área despertaram o interesse em se instalar no Estado.
 

 
“A Duratex já dispõe de 15 mil hectares de floresta de eucalipto em Alagoas. Assim, iniciamos a construção de uma nova cadeia produtiva a partir da instalação de uma indústria âncora que vai atrair transformadores do setor moveleiro”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

No último mês, o governador do Estado, Renan Filho e técnicos das Secretarias da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico e Turismo visitaram oito empresas nas regiões sul e sudeste para prospectar novos negócios que visam fomentar esta cadeia. Todas as empresas em prospecção durante esta visita utilizam os painéis em MDF e MDP, que serão fabricados pela Durapex, como principais fontes de matéria-prima.

As visitas técnicas despertaram interesse e curiosidade nos empresários para conhecer os benefícios oferecidos pelo governo do Estado.

“Vamos receber esses empresários em Alagoas para apresentar o que temos de melhor a oferecer, desta forma, diversificar a economia e gerar emprego e renda para Alagoas. Cada empresa deste porte que se instala gera no mínimo 500 empregos diretos e 1500 indiretos”, explicou Jeanine Pires.

Desenvolvimento

O setor moveleiro atua nacionalmente em escala crescente. Em 2013, as empresas do segmento faturaram mais de R$ 38 milhões no Brasil. Entre 30 e 50% das vendas de móveis são destinadas a região Nordeste e 50% do custo de fabricação está nas placas de MDF/MDP que serão fabricadas pela Duratex.

A secretária destacou a oportunidade de alavancar a economia local.

“A cadeia produtiva precisa do fabricante da matéria-prima e dos agentes transformadores. Por isso, estamos prospectando empresas satélites como de tintas para madeira, embalagens de papelão e plástico, ferragens, cola, vidros, espelhos, acessórios. Assim, além de viabilizar o funcionamento das empresas, reduzimos o custo com frete”, concluiu Jeanine Pires.