Suspeitos de compra de votos na eleição para conselheiro tutelar são detidos em Maceió

Por Redação com Gazeta de Alagoas 04/10/2015 17h05
Por Redação com Gazeta de Alagoas 04/10/2015 17h05
Suspeitos de compra de votos na eleição para conselheiro tutelar são detidos em Maceió
Foto: Reprodução
Dois candidatos foram detidos em Maceió, neste domingo (4), após serem denunciados por compra de votos na eleição para conselheiro tutelar. Pela primeira vez na história, as eleições ocorreram em todo o Brasil de forma simultânea.

De acordo com as primeiras informações, um homem identificado, pelos candidatos denunciantes, apenas como “Cabeça” estava fazendo boca de urna com pessoas que chegavam à Escola Estadual Benedito de Moraes. Diante da denúncia realizada, policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) foram até o local e conduziram o suspeito para a Central de Flagrantes, ele foi ouvido e, em seguida, liberado.

Gláucia Oliveira uma das denunciantes, e também candidatas, disse que Cabeça estaria na fila tentando angariar eleitores em troca de uma quantia em dinheiro. “Estava acontecendo de forma descarada. Vários candidatos viram e chamaram a Oplit porque todo mundo estava vendo o que ele estava fazendo”.

Ela afirmou que os candidatos Fábio Rogério, Cristiano Batata e Zé Luiz também estavam presentes e que a ação foi filmada por pessoas que estavam na escola. “Ficamos indignados com isso. Pessoas que não têm nada a ver com o direito das crianças e adolescentes envolvidas nessa eleição. Quem for lá vê o pessoal dele tomando cerveja com os eleitores do lado do colégio. Filmamos e fotografamos tudo e queremos ver como isso vai ficar”.

Ubiratânia Amorim, coordenadora da Comissão Eleitoral, ressaltou que foi informada do caso extra-oficialmente e que outro candidato também teria sido detido pelo mesmo motivo. Como ainda não havia confirmado as informações, ela preferiu não revelar os nomes deles.

Ubiratânia afirmou que já percorreu diversos locais de votação nesse domingo e que o pleito tem corrido tranquilamente. “Estamos com algumas escolas com mais gente, principalmente nas regiões 1 e 2. Mas está tudo tranquilo e correndo dentro da normalidade, fora esses dois casos”, expôs.