Corpo de brasileiro chefe de missão da ONU no Haiti chega a Maceió

Por via G1 Alagoas 04/09/2015 08h08
Por via G1 Alagoas 04/09/2015 08h08
Corpo de brasileiro chefe de missão da ONU no Haiti chega a Maceió
General Jaborandy em discurso no Haiti - Foto: UN
O corpo do general José Luiz Jaborandy Júnior, comandante militar da missão da ONU no Haiti, chegou a Maceió na madrugada desta sexta-feira (4). Ele morreu após sofrer um mal súbito durante voo que o conduzia de Miami, nos Estados Unidos (EUA), para Manaus, no último domingo (30).

Segundo a família, o corpo chegou às 3h30 acompanhado pelo Exército de Pernambuco e dois oficiais das Nações Unidas. O velório acontece na capela Santa Catarina Labouré, no bairro do Aldebaran, parte alta de Maceió. Uma missa em homenagem ao general está prevista para acontecer às 10h30.

A previsão é que o sepultamento ocorra às 12h no cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins. A esposa e dois filhos da vítima chegaram de Miami para o sepultamento.

O general Jaborandy viajava para Manaus para conhecer sua neta, nascida há alguns meses, quando sofreu um infarto fulminante. A aeronave onde ele se encontrava retornou para os EUA e o translado do corpo com destino ao Brasil ocorreu após a liberação das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Carreira

Jaborandy foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia e também comandou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), em Manaus. Ele ingressou no Exército Brasileiro em 1976 e se formou pela Escola de Comando e Estado-Maior do Brasil e pelo Instituto de Estudos Superiores Militares de Portugal.

O general também serviu como assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército. Além de ter sido observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central (Onuca), em 1991, e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador (Onusal), em 1992.

Clique aqui e confira a matéria original.
 
 O Já é Notícia também está no Facebook e no Twitter.