Prefeitura descentraliza ações dos agentes da SMTT em Arapiraca

Por Ascom/ SMTT 01/09/2015 14h02
Por Ascom/ SMTT 01/09/2015 14h02
Prefeitura descentraliza ações dos agentes da SMTT em Arapiraca
Foto: Ascom/ SMTT
As ações, de fiscalização e intervenções no trânsito, executadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram descentralizadas pela Prefeitura de Arapiraca e serão realizadas também nos bairros da cidade.

Os serviços serão realizados em vias com alto índice de acidentes e intenso fluxo de veículos no sentido de melhorar o trânsito nas principais vias de acesso à cidade.

A nova dinâmica de trabalho dos Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) da SMTT de Arapiraca entra em vigor a partir desta quarta-feira (2) com o serviço de 20 agentes de trânsito distribuídos em seis setores da cidade pelo Departamento de Fiscalização (DF).

Os agentes vão fiscalizar e fazer intervenções no trânsito, das 7h às 23h, em cinco viaturas (VTRs) e quatro motos (Águias), além dos pontos fixos na região central de Arapiraca.

A partir das 19h, os serviços vão se concentrar nas ruas de maior fluxo de veículos em que se situam escolas, faculdades, bares e restaurantes, entre outras localidades.

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, um estudo técnico de trânsito realizado pelos departamentos de Estatística (DE), Engenharia de Tráfego (Detra) e de Trânsito (DT) detectou acidentes de trânsito, fluxo intenso de veículos em bairros fora do eixo central da cidade.

Com base nesse levantamento, a prefeita Célia Rocha (PTB) determinou a descentralização da fiscalização e do monitoramento do trânsito na cidade, ampliando os serviços de prevenção e educação nas vias nos bairros da cidade.

“O levantamento apontou fluxo intenso de veículos nas vias de acesso e em bairros com maior número de escolas e faculdades e que precisam de uma ação constante de fiscalização no trânsito com a presença dos agentes para resolver, de imediato, qualquer tipo de situação que ocorra nas vias da cidade”, esclareceu Ricardo Teófilo.

Setores e bairros

Os setores, em que bairros e ruas foram distribuídos para facilitar a fiscalização e a intervenção da SMTT em Arapiraca, foram criados com base no levantamento na estatística de acidentes e no estudo técnico de trânsito entre os departamentos de Estatística, Engenharia e Trânsito.

Responsável pelo levantamento, o chefe do Departamento de Estatística (DE), Daniel Medeiros, declarou que o índice de acidentes de trânsito aumentou nas vias de acesso dos bairros ao Centro.

“Com base nesse levantamento é que a SMTT decidiu modificar a fiscalização e descentralizar os serviços”, disse Medeiros.

O engenheiro Ricardo Lima afirmou que a descentralização além de disciplinar o trânsito nos bairros e a relação das ruas poderá sofrer alteração de acordo com o trabalho efetivado no dia.

“Será um trabalho que irá combater os acidentes no trânsito e melhorar a fluidez do trânsito nos bairros e na região central da cidade”, apontou o engenheiro do Detra.

BOX:

Abaixo, a relação dos bairros, ruas e intervenções por setor em que os agentes de trânsito da SMTT irão atuar a partir deste mês. A relação dos setores pode sofrer alteração.


Setor 1 – Bairros: Outro Preto/Centro – Ruas Estudante José de Oliveira Leite, Dom Pedro II, São Francisco, Monsenhor Macêdo, Paula Magalhães, Professor Domingos Correia e Dom Vital.
Intervenções: área escolar e nas ruas Estudante e Paula Magalhães; Dom Pedro II e Dom Jonas Batingas; São Francisco e Santo Antônio (Aluminex); São Francisco e Rua do Sol; São Francisco e São Domingos (Praça dos Curis).

Setor 2 – Bairro: Centro/Parque Ceci Cunha – Ruas 15 de Novembro, Domingos Rodrigues, Fausto Joaquim Luciano, Manoel Abreu, Marcelino Magalhães, Delmiro Gouveia, 7 de Setembro, Nossa Senhora de Fátima e Praça Manoel André.
Intervenções: Ruas N.Sra. de Fátima e 15 de Novembro; 15 de Novembro e Pio Matos; Praça Manoel André e Lúcio Roberto; Manoel Abreu e 7 de Setembro; Manoel Abreu e Governador Luiz Cavalcante; Manoel Abreu e N. Sra. de Fátima; 15 de Novembro e Boa Vista; 15 de Novembro e Paula Magalhães.

Setor 3 – Bairros: Baixão/Eldorado/Capiatã – Ruas Expedicionários Brasileiros, Marechal Floriano Peixoto e Avenida Ventura de Farias.
Intervenções: Expedicionários Brasileiros e Costa Cavalcante; Expedicionários Brasileiros e Tibúrcio Valeriano; Expedicionários Brasileiros e Marechal Floriano Peixoto; Marechal Floriano Peixoto e Av. Ventura de Farias; Av. Ventura de Farias e Maurício Pereira.

Setor 4 –
Bairros: Brasília/Alto do Cruzeiro/Novo Horizonte/Caititus/Santa Esmeralda – Ruas Samaritana, São José, Praça Lions, Rua Brasília, Marechal Deodoro da Fonseca, Firmino Leite, Av. Ceci Cunha, Antônio Apolinário da Silva, Governador Luiz Cavalcante, Barão de Alagoas e São João.
Intervenções: Samaritana e José Jailton Nunes; Samaritana e São João; São José e Domingos Vital; Praça Lions.

Setor 5 – Bairro: Centro – Ruas João Ribeiro Lima, 15 de Novembro, Esperidião Rodrigues, N. Sra. Aparecida, Boa Vista e Domingos Correia.
Intervenções: prioridade às escolas e circulação de veículos.

Setor 6 – Bairros: Cacimbas/Centro – Av. Rio Branco, Largo Anphilóphio, Ruas Fernandes Lima, Domingos Correia, Dom Vital, Estudante José de Oliveira Leite e Largo Dom Fernando Gomes.
Intervenções: prioridade às escolas e circulação de veículos.