Alagoas é um dos destinos mais pesquisados do Nordeste

Por Assessoria 29/08/2015 12h12
Por Assessoria 29/08/2015 12h12
Alagoas é um dos destinos mais pesquisados do Nordeste
Alagoas só ficou atrás da Bahia na busca por destinos no Nordeste. (Foto: Acervo Secom/AL)
Especialistas em turismo e autoridades de todo país se reuniram, nesta sexta-feira, 28, no Fórum Brasileiro de Turismo, que aconteceu em Maceió-AL, para debater o aperfeiçoamento da atividade turística no Brasil. No seminário, foram debatidas questões como o papel do potencial turístico nacional na geração de emprego e renda, frente à crise econômica.

Com o tema “Questões que afetam o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas e no Nordeste”, o evento debateu as atribuições das entidades para ações que promovam melhorias para a atividade turística. Pontos como infraestrutura e capacitação de trabalhadores do setor de serviços foram aprofundados na discussão, assim como ações voltadas para o marketing digital do turismo.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a atividade deve ser considerada prioridade na agenda política brasileira, já que é o setor que garante o menor custo-benefício da aplicação de investimentos.

“O turismo interage com 52 atividades empresarias, comerciais e serviços e desempenha um papel muito especial na economia brasileira”, afirmou o ministro.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e publicada no Boletim de Intenção de Viagem, referente ao mês de julho, revela que 73,3% dos brasileiros pretendem viajar para um destino do Brasil neste ano. A mesma pesquisa aponta ainda que 43,5% desses brasileiros querem viajar para o Nordeste.

“É preciso saber usar esse estímulo, é o que temos feito, articulando ações conjuntas e inovadoras entre os estados que permitam o posicionamento do Nordeste, a exemplo do Nordeste Week. Uma ação como essa tem grande repercussão no Brasil, estimula a compra de pacotes e custa pouco aos Estados, já que é feita em conjunto”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

A Nordeste Week abriu a campanha nacional Turismo Week que estimula a compra de pacotes com promoções e ações voltadas para o marketing digital.

Entre os dias 10 e 16 deste mês, foram contabilizadas mais de 1,5 mil solicitações no site da campanha e 155 mil visualizações de página. Alagoas foi o segundo destino mais pesquisado, ficando atrás apenas da Bahia.

“O nosso principal papel é ampliar a quantidade de informação dos destinos, fazer com que nosso produto chegue aos mecanismos de venda e encante o turista”, explicou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O tema foi abordado por Jeanine Pires na abertura da programação do Fórum Brasileiro de Turismo, com a palestra “A importância do Turismo Regional”.

De acordo com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Alex Manente (SP), a pauta da regionalização para estimular a venda dos destinos é fundamental para impulsionar ainda mais o turismo do Brasil. “Nosso país tem um potencial enorme para o turismo, nós precisamos alinhar as políticas públicas cada vez mais conseguir promover esse talento do Brasil para encantar as pessoas”, disse.

Ainda no evento, o governador Renan Filho falou sobre o investimento em obras estruturantes que deverão potencializar o turismo em Alagoas, a exemplo da AL-101 Norte.

“O projeto para a duplicação da rodovia está sendo finalizado para ser executado. Vamos concluir o projeto e licitar para que até o final do ano iniciemos essa etapa”, disse o governador.

Na última semana o gestor ouviu, em Brasília, a confirmação do ministro do Turismo sobre a liberação de R$ 15 milhões para o início da obra de duplicação.