Professores ocupam prefeitura de Lagoa da Canoa em protesto contra descontos salariais

Por Redação 27/08/2015 12h12
Por Redação 27/08/2015 12h12
Professores ocupam prefeitura de Lagoa da Canoa em protesto contra descontos salariais
Foto: Cortesia
Na manhã desta quinta-feira (27), véspera da festa de emancipação de Lagoa da Canoa, professores municipais da cidade realizaram mais um ato público, na praça da Prefeitura, em protesto contra os descontos que vêm sendo realizados devido à paralisação e greve ocorridas nos meses de junho e julho deste ano. Foram descontados 4 dias do mês de junho e 7 dias do mês de julho.

A categoria também reivindica o repasse do Fundeb aos educadores e afirma que os dias de paralisação serão compensados no mês de janeiro de 2016, após o firmamento de um acordo que beneficie os educadores.

No mês passado, a equipe do portal Já é Notícia entrou em contato com o procurador do município. Segundo ele, foi feito um estudo de viabilidade econômica por um técnico, Luíz Geraldo, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O levantamento feito de 2012 até 2015 demonstrou que o município não tem condições para o aumento, pelo menos até Dezembro, pois os recursos previstos são menores que o piso.

Cristiano Francisco, professor do ensino fundamental, afirmou que a categoria pediu que o incremento de 22,85% fosse pago aos professores, mas a gestão municipal apresentou uma proposta de apenas 6% e depois uma contraproposta de 8%, valor a ser dividido em duas vezes. 

“Infelizmente, a gente lamenta ter um gestor que não está nem aí não só para a educação como para todos os outros seguimentos da sociedade canoense. Depois do ato público, ocuparemos a prefeitura novamente e só sairemos depois da devolução desses descontos ou de uma explicação que nos convença”, contou, para a nossa redação, o professor Cristiano.

Neste momento, os professores ocupam a prefeitura da cidade e afirmam que, até o momento, não foram atendidos por nenhum servidor público. A informação é que o prefeito da cidade, Álvaro Melo (PMDB), está participando, juntamente com sua equipe, de um encontro em Arapiraca, que trata do enfrentamento da crise que os municípios vêm enfrentando.

A redação do Portal Já é Notícia tentou contato com a prefeitura de Lagoa da Canoa, mas não obteve êxito.

 
O Já é Notícia também está no Facebook e no Twitter.