Programa começa a mudar realidade de escolas em Alagoas

Por Assessoria 25/08/2015 16h04
Por Assessoria 25/08/2015 16h04
Programa começa a mudar realidade de escolas em Alagoas
Foto: Davi Salsa
Com apenas um mês de implantação, o programa Escola da Hora já começa a ser elogiado pelos gestores das escolas da rede estadual de ensino. O programa está destinando recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para atender 311 escolas em todo o Estado. Cada unidade recebe um valor proporcional à sua estrutura e quantidade de alunos matriculados em sala de aula.

O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, revelou que a verba é destinada para a manutenção das unidades de ensino, como pintura, recuperação de portões e grades, troca de lâmpadas, reparos no sistema de energia elétrica, entre outros serviços para o bom funcionamento das escolas.

Barbosa enfatizou que o programa tem como compromisso maior a garantia de que os recursos para a Educação sejam aplicados diretamente nas unidades de ensino.

A diretora da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, mais conhecida como Escola Premem, localizada no bairro Capiatã, em Arapiraca, professora Maria Rosa dos Santos, elogiou a iniciativa e diz que o dinheiro destinado pelo programa ajudou na execução de vários serviços para manutenção da unidade de ensino.

“Esse programa chegou em ótima hora. Estávamos pensando em fazer alguns reparos nas redes elétrica e hidráulica, a colocação de um portão mais seguro e uma melhoria no retelhamento do nosso prédio”, relatou a diretora da Escola Estadual Arthur Ramos, Janicéia Protásio de Oliveira.

A unidade de ensino funciona no bairro Cavaco, na cidade de Arapiraca, e tem matriculados 647 alunos nos turnos da manhã e tarde. A diretora revelou que a escola tem mais de 40 anos de funcionamento, mas precisava muito de reparos em sua estrutura física.

“A comunidade sempre cobrou melhorias na escola e agora elas estão chegando”, afirmou a diretora, ao citar também a construção de uma quadra de esportes coberta, em um terreno pertencente à unidade de ensino.

A previsão é de que a quadra de esportes seja entregue à comunidade estudantil e aos moradores do bairro no fim do mês de outubro. Ela disse que tudo está sendo acompanhado de perto pelo Conselho Escolar.

“Claro que as demandas são constantes na Educação, mas observamos o compromisso do Governo em dar autonomia para que a gente possa cuidar melhor da escola e, dessa forma, continuarmos trabalhando para mudar a realidade do ensino e a vida dos nossos alunos e da nossa comunidade”, observou a diretora.