Secretário de Segurança Pública diz que Alagoas vive novo tempo

Por Redação com Assessoria 22/08/2015 11h11
Por Redação com Assessoria 22/08/2015 11h11
Secretário de Segurança Pública diz que Alagoas vive novo tempo
Foto: Divulgação
Redução da criminalidade. Promoção à segurança. Prioridades do governo Renan Filho que vêm se tornando realidade em Alagoas. As constatações são evidenciadas em números: até agosto, 314 vidas foram preservadas em relação a 2014, o que significa uma redução de 23,1% de homicídios, de acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac).

Para ratificar os dados positivos para a segurança de Alagoas, o secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça comunica que Maceió conquista um fato único, nesta sexta-feira (21).

"Chegamos ao nono dia de agosto sem um homicídio na capital e isso é a continuidade de um novo tempo na segurança pública do Estado. Graças aos nossos destemidos homens e mulheres que estão na ponta, os resultados positivos vêm como gratificação por todo compromisso assumido desde janeiro.”

Durante a entrega de ampliação do Presídio Santa Luzia também foi anunciada, pelo governador, outra medida que ajudará na redução dos crimes e da violência no Estado. Trata-se da aquisição de 16 viaturas, para fortalecer o trabalho do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que vai receber 10 carros; a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), ganhará três; e da Operação Asfixia da Polícia Civil, que também terá três viaturas.

O chefe do Executivo solicitou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agilidade na aquisição de mais reforço. Desta vez 12 municípios do interior, considerados mais violentos do Estado, serão contemplados com duas viaturas cada. Quem explica é o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.

“Desde 2012 o recurso já estava depositado em conta, mas só agora o governador conseguiu. Nos próximos 60 dias, os municípios de Penedo, Coruripe, Teotônio Vilela, Arapiraca, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Pilar, Marechal Deodoro, Rio Largo, Murici, União dos Palmares e São José da Lage ganharão duas viaturas cada. Sendo uma plotada e outra descaracterizada. Essa medida é mais uma realização do governador Renan Filho de reaparelhar a Polícia Civil e reduzir a criminalidade, sob a coordenação do secretário Alfredo Gaspar,” ressalta o delegado geral.

Cerqueira adianta ainda que uma das viaturas funcionará como delegacia móvel. “A Polícia Civil ganhará uma delegacia móvel, com computador, será um mini escritório, provavelmente um furgão. Em casos urgentes, poderá também fazer Boletim de Ocorrência, fazer flagrante,” observa Paulo Cerqueira, lembrando que é a primeira vez que Alagoas terá uma viatura com essa estrutura, para atuar em qualquer parte do Estado.