Clínica de Futebol 7 é realizada com sucesso em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 15/08/2015 21h09
Por Redação com Assessoria 15/08/2015 21h09
Clínica de Futebol 7 é realizada com sucesso em Arapiraca
Foto: Assessoria
Jogo tocado, bola no chão, acerto de passes e trabalhar o jogo para garantir o maior acerto possível até alcançar o gol.

Essas são as táticas do futebol europeu apresentas e praticadas pelo professor mestre em Educação Física, José Mário, no Programa de Desenvolvimento Esporte com a realização da Clínica de Futebol 7, que aconteceu durante este sábado (15), no Sesc, em Arapiraca.

O evento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e Sesc Alagoas.

Árbitros, educadores físicos e desportistas que trabalham com o futebol em escolas públicas de Arapiraca e cidades vizinhas do Agreste alagoano tiveram aula teórica e prática com o mestre José Mário.

O professor faz doutorado em Portugal e está aprendendo novas táticas praticadas nos países europeus como Alemanha, Portugal e Itália e aperfeiçoando a aprendizagem do futebol à nova geração de craques.

No campo do Sesc, os educadores acompanharam a prática de alguns métodos do Futebol 7 com o mini futebol para crianças e adolescentes até 14 anos, reduzindo o espaço do campo e o uso de traves pequenas.

“Com o trabalho de jogo no espaço reduzido eles aprendem a dominar a bola, trabalhar em equipe e tomar a decisão de passar a bola. Errar nesse tipo de modalidade é permitido para que o jogador aprenda a acertar a jogada”, ensinou o mestre José Mário.

Aprendizagem

Os árbitros que acompanharam a prática do Futebol 7 perceberam que a tática ensinada pelo professor José Mário foi bem assimilada pelo meninos que deram um show de bola no campo do Sesc.

Erivaldo Barbosa, árbitro do município de Coité do Nóia, disse que foi muito proveitoso o dia de aula em Arapiraca.

“Aprendi que com o espaço reduzido e com a aplicação dessa tática do futebol as crianças aprendem mais e vamos aplicá-la nas escolas do município”, disse ele.

Sendeval Catonho, da Associação de Árbitro de Futebol Amador (AAFA), participou da clínica e ficou satisfeito como resultado que viu. “É uma tática de jogo que se preocupa com o trabalho em equipe, orientando os jogadores a pensar na jogada que irá fazer e obter um resultado positivo”, disse.

A subsecretária da Smel, Michelle Rosy, José Ronaldo da Silva, o Nado, do Planejamento Técnico e equipe da secretaria acompanharam a Clinica de Futebol 7 e pretendem trazer novamente o professor José Mário para Arapiraca.