HU promove mutirão para cirurgias gratuitas de catarata em Maceió

Por via G1 Alagoas 04/08/2015 09h09
Por via G1 Alagoas 04/08/2015 09h09
HU promove mutirão para cirurgias gratuitas de catarata em Maceió
Cirurgias de catarata são rápidas e o paciente costuma ser liberado no mesmo dia. - Foto: Adriano Oliveira/G1
Idosos diagnosticados com catarata e adultos, que desconfiem ter a doença que causa cegueira, poderão participar de um mutirão cirúrgico que será realizado no Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário (HU), em Maceió. Interessados passarão por uma triagem no próximo sábado (8).

A cirurgia será realizada no próprio hospital e são gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela acontecerá após a triagem para diagnóstico e encaminhamento para os exames pré-cirúrgicos.

Podem participar da seletiva pessoas com mais de 50 anos, que estejam portando identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Cerca de 10 oftalmologistas residentes e cinco médicos do ambulatório do Hospital farão os atendimentos.

A catarata é uma doença no olho que causa cegueira mas tem tratamento e é reversível. A doença embaça a lente natural do olho, chamada de cristalino, e deixa a visão borrada, embaçada e causa dificuldade para enxergar, principalmente à noite.

Os oftalmologistas esclarecem que não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata e que a única possibilidade de curar a doença é com a cirurgia, por isso, todo paciente com catarata possui indicação para fazer a operação.


 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.