Arsal divulga análise feita em água do São Francisco distribuída pela Casal

Por via G1 Alagoas 04/08/2015 08h08
Por via G1 Alagoas 04/08/2015 08h08
Arsal divulga análise feita em água do São Francisco distribuída pela Casal
Mancha escura no Rio São Francisco alcançou cerca de 25 km de extensão. - Foto: Ascom/IMA
Laudos técnicos sobre a condição da água fornecida pela Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) à população de cidades alagoanas abastecidas por meio de captação no Rio São Francisco, que apresentou uma mancha escura provocada pela presença de algas no segundo trimestre do ano, apontam que não há contaminação.

O resultado das análises técnicas da água colhida no mês de junho foi divulgado nesta segunda-feira (3) pela Gerência de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

Segundo os laudos, foi comprovada a ausência de contaminação por cianobactérias na água. A análise, solicitada pela Casal, foi efetuada pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) de Sergipe. Ainda em julho, técnicos da Casal receberam um treinamento em Aracaju, na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), no combate às cianobactérias.

“De acordo com os estudos realizados, a água está dentro dos parâmetros para consumo exigidos pelo Ministério da Saúde, mas as análises serão repetidas a cada seis meses e a Arsal seguirá monitorando a qualidade da água fornecida à população nos 34 municípios regulados”, disse o gerente de Saneamento da Arsal, Antonio de Padua.

Qualquer usuário do sistema de saneamento básico dos municípios regulados pode procurar a Arsal em busca de informações ou para registrar demandas. Primeiramente, o usuário deve procurar a Casal, não tendo o problema solucionado ou caso a solução apresentada não seja satisfatória, deve acionar a Arsal por meio da Ouvidoria, no 0800 284-0429 ou pelo site: www.arsal.al.gov.br.

Os municípios regulados são: Arapiraca, Craíbas, Lagoa da Canoa, Olho D’Água Grande, Igaci, São Brás, Feira Grande, Girau do Ponciano, Coité do Noia, Campo Grande, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Cacimbinhas, Monteirópolis, Olivença, Maravilha, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Batalha, Piranhas, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Delmiro Gouveia, Campestre, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel e Palmeira dos Índios.

 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.