Curso de Operações Especiais conclui etapa de operações em área de Caatinga no estado de Pernambuco

Por Ascom PM 03/08/2015 19h07
Por Ascom PM 03/08/2015 19h07
Curso de Operações Especiais conclui etapa de operações em área de Caatinga no estado de Pernambuco
Foto: Cortesia PM

Os docentes do Curso de Operações Especiais (COEsp), ofertado pela Policia Militar de Alagoas, concluíram, no último domingo (02), a etapa de operações em área de Caatinga. As instruções ocorreram na Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC) e capacitaram os militares para operarem em terreno de Caatinga.

Por duas semanas, militares dos estados de Alagoas, Paraíba, Amapá, Amazonas e Acre, integrantes da primeira turma do COEsp em Alagoas, passaram por um treinamento físico específico para adaptação ao clima do Sertão. Foram ofertadas instruções de Técnicas de Patrulhamento Rural, de Sobrevivência na Caatinga, de Marcha e Estacionamento, de Rastreamento e Operações Ribeirinhas, todas com instrutores da corporação coirmã.

Para finalizar as aulas em solo pernambucano, os militares participaram de operações reais de combate e erradicação de roças de maconha, juntamente com o efetivo da CIOSAC, aplicando na prática todos os conhecimentos adquiridos no estágio de adaptação à Caatinga.

Todas as instruções no COEsp estão voltada à especialização do policial militar, com a execução intensiva de sessões práticas e teóricas que proporcionem um  conhecimento aprimorado e um acentuado adestramento para o cumprimento de missões especiais atribuídas ao Batalhão de Operações Especiais (Bope). O curso inclui toda grade curricular do Curso de Ações Táticas (CAT), além de outras instruções específicas, como mergulho autônomo, vida na selva, montanhismo, paraquedismo, explosivos, combate policial em áreas de alto risco e outras.

A comitiva alagoana teve a presença do coronel RRPMAL Francisco de Assis Pereira, 1º caveira da PMAL, do capitão PMAL Patrick Alessandro Madeiro de Oliveira, coordenador técnico do COEsp/2015, além de oficiais e praças alagoanos que compõe a equipe técnica do curso.