Currículo bem elaborado pode ser o diferencial de quem busca uma vaga

Por via G1 03/08/2015 16h04
Por via G1 03/08/2015 16h04
Currículo bem elaborado pode ser o diferencial de quem busca uma vaga
Foto: Ilustração
O aumento do desemprego é evidente no país e o tempo que as pessoas estão levando para conseguir uma recolocação está aumentando.

Um dos caminhos para acelerar esse processo é enviar um bom currículo para as empresas que estão buscando profissionais no mercado. O economista Samy Dana ensina a preparar esse material direitinho.1) Número de documentos pessoais e dados da família. Antigamente, se usava colocar o número do RG e do CPF e até o nome do pai e da mãe. Hoje em dia, não se usa mais isso de forma alguma. Esqueça. Atualize seu currículo e coloque apenas seu nome, idade, endereço e telefones.

2) Números de telefones errados ou que não funcionam. Pense bem, não adianta nada colocar o número de telefone errado ou aquele que você ou uma pessoa de confiança vão poder atender. Fique muito atento para não ver a oportunidade escorrer entre os dedos. Dê dois números que realmente funcionem e onde realmente é possível achar você. Se seu celular está com defeito e não toca, dê o número da sua mãe. Se ninguém fica na sua casa o dia todo, de que adianta dar o número do telefone fixo?

3) Foto. Antigamente se usava colocar a foto no currículo. Esqueça isso, não se usa mais. Por mais bonito que você seja, não vai pegar bem.

4) Erros de português. Ler, escrever e falar bem a Língua Portuguesa é importante até mesmo nas funções mais simples e que exijam menos qualificação. Pense nisso! Se você é do tipo que fugiu dos bancos da escola ou que tem muitas dúvidas, pesquise e estude usando livros e a internet como aliados. O currículo é seu cartão de visitas para as empresas, tem que estar com o português impecável, então revise várias vezes e não tenha receio em pedir para um parente ou amigo de confiança revisar também.

5) Assinatura. Não se usa mais assinar o currículo.

6) Carta de Apresentação. Mais um item que se usava antigamente e que foi abolido. Se a empresa pedir uma carta de apresentação, ok, aí, sim, você envia. Mas somente se ela pedir.

7) Linguagem rebuscada, truncada ou com gírias. Foi-se o tempo em que falar difícil era “bonito”, por outro lado, não precisa relaxar completamente e sair usando gíria no seu currículo. Utilize sempre palavras formais que passem seriedade, mas lembre-se de ser objetivo e claro. Em vez de dizer “legal”, você pode dizer “interessante”, mas também não precisa “enfeitar” demais e tenha sobriedade na hora de usar adjetivos. Pense que o recrutador precisa entender do que você está falando exatamente e, ao mesmo tempo, você não deve tratá-lo com intimidade.