Arapiraca é destaque entre as 20 cidades que geram emprego no País

Por Assessoria 30/07/2015 15h03
Por Assessoria 30/07/2015 15h03
Arapiraca é destaque entre as 20 cidades que geram emprego no País
Foto: Divulgação
Na contramão da crise. A riqueza do Brasil está no interior. Pelo menos na geração de empregos entre os anos de 2014 e 2015. Arapiraca abriu 1,8 mil novas vagas.

Pela segunda vez, a cidade de Arapiraca, a 120 km de Maceió, segunda cidade mais populosa do estado de Alagoas, estimada em 229.329 habitantes em 2014, é destaque na revista Exame, edição de julho deste ano.

A publicação é um dos títulos do Grupo Abril, um dos maiores conglomerados de Comunicação da América Latina, e está entre as mais importantes referências de economia do país.

Apesar da crise econômica e política pela qual passa o Brasil, dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados neste semestre, apontam que até março de 2015 o país perdeu mais de 50 mil postos de trabalho.

Por outro lado, 20 cidades do interior estão em uma tendência inversa. Elas geram emprego, abrindo postos de trabalho e segurando a economia do país.

Arapiraca é a única do Nordeste e está entre as 20 cidades que se destacam nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste.

Serviços em alta

O setor de serviços é o que dispara entre as cidades. Na capital do Agreste de Alagoas ele é responsável pela geração de 2.226 empregos em 2015. De janeiro a março deste ano Arapiraca criou 1846 novos postos de trabalho, segundo a Exame.

A revista revela ainda que em 2014 a criação de empregos chegou a 978 vagas. No entanto, a publicação da Abril não contabiliza os empregos criados na administração pública.

No entanto, a Prefeitura de Arapiraca realizou concurso público em 2014 e abril mais de 1.500 vagas, oferecendo oportunidade no mercado de trabalho para aqueles com ensino médio e
superior.

“O concurso público que realizamos contribuiu para garantirmos emprego para os arapiraquenses e pessoas de outras cidades e estados e com isso fortalecemos a economia. Somando-se as oportunidades do setor privado Arapiraca se destaca pela segunda vez em uma revista nacional”, destacou a prefeita Célia Rocha, do PTB.

A gestora municipal frisa, ainda, que nem todos os setores da economia tiveram o mesmo crescimento que o de serviços. Houve quedas no comércio, na construção civil, na agropecuária, entre outros.

“Mesmo com estas baixas que estão acontecendo devido à crise financeira que passam os municípios brasileiros em decorrência da crise nacional, são as cidades do interior que estão equilibrando a situação econômica do nosso país”, avaliou Célia.

Mesmo assim, a prefeita de Arapiraca é otimista e para ela o processo de oscilação na economia é natural. “Enquanto portas se fecham, portas se abrem e novos postos de trabalho surgem”, analisa Célia Rocha.

Exemplo desta máxima está no comércio. Uma empresa do estado de Sergipe mantém uma matriz em Maceió há, pelo menos, 13 anos, e está abrindo outra loja no interior do estado: em Arapiraca. A inauguração está prevista na primeira semana de agosto com a abertura de cerca de 20 novas vagas de trabalho.

Cidades avaliadas

Entre as demais cidades avaliadas pela Exame que mais geraram empregos no Brasil, entre janeiro e março de 2015, estão Franca (SP), com 6 mil novas vagas; São Paulo (SP), com 5,7 mil; Santa Cruz do Sul (RS), com 5 mil; Blumenau (SC), com 4 mil; Londrina (PR), com 3,6 mil; Venâncio Aires (RS), com 3,1 mil vagas.

Constam ainda, na lista da Exame, as cidades de Nova Serrana (MG), com 2,9 mil vagas de trabalho; Goiânia (GO), com 2,6 mil; Joinville (SC), com 2,4 mil; Maringá (PR), com 2,2 mil; Jaraguá do Sul (SC), com 1,9 mil; Arapiraca (AL), com 1,8 mil novos empregos e na 12ª colocação.

Além das cidades dePontal (SP), com 1,7 mil; Birigui (SP) e Cascavel (PR), com 1,6 mil; Poá (SP), com 1,5 mil novas vagas; Vacaria (RS) e São José (SC), ambas com 1,4 mil novas vagas; Ortiqueira (PR), com 1,3 mil e a cidade de Brusque (SC), com 1,2 mil vagas.

Segundo a revista, todas as cidades acima fecharam o primeiro trimestre deste ano com saldo positivo na criação de novas vagas. Ao todo, cerca de 2,8 mil, de um universo de 5,6 mil municípios, abriram ao menos um posto de trabalho nesse período.

Entretanto, segundo informações do IBGE, em um ano 280 mil pessoas aumentaram a fila do desemprego no Brasil. Mas, o governo espera que o país volte a gerar mais empregos a partir deste mês, período que se inicia o segundo semestre do ano.

Arapiraca continua na contramão da crise com previsão de abrir novas vagas de trabalho, no comércio da cidade.