Saiba como atualizar seu PC para o Windows 10

Por MSN 30/07/2015 11h11
Por MSN 30/07/2015 11h11
Saiba como atualizar seu PC para o Windows 10
Foto: Reprodução
O Windows 10 foi lançado nesta quarta-feira (29), renovando completamente o sistema operacional da Microsoft e trazendo novidades como a assistente virtual Cortana e o novo navegador Edge. A boa notícia é que se você for usuário do Windows 7 ou 8, a atualização é totalmente gratuita.

Antes de fazer o download, garanta que seu aparelho atenda aos requisitos mínimos do Windows 10. Isso provavelmente irá acontecer, já que o novo sistema operacional não exige tanto da máquina. Basta um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM (ou 2 GB para a versão de 64-bit) e 20 GB de espaço livre no disco rígido.

A instalação do Windows 10 demora de 20 a 60 minutos, dependendo do desempenho do computador. Vale lembrar que a atualização é gratuita, mas apenas até 30 de julho de 2016.

Como baixar o Windows 10: 



Se seu computador está atualizado: um ícone do Windows deve ter aparecido no canto direito da barra de tarefas (caso não esteja lá, a Microsoft ensina como fazer ele aparecer). Ao clicar no ícone, o aplicativo Get Windows 10 será ativado, permitindo ao usuário se cadastrar para baixar o novo sistema operacional. Basta colocar o endereço de e-mail no sistema e pronto. Agora é esperar.

A maioria das pessoas não irá conseguir baixar e instalar o Windows 10 imediatamente. A Microsoft está lançando aos poucos o sistema operacional, para ter certeza de que poderá corrigir eventuais falhas assim que elas forem descobertas. Por isso, é possível que demore algumas semanas até que você consiga baixar a nova versão do sistema.

Assim que o download terminar, um pop-up na tela alertará que a instalação já pode começar.

Se seu computador não está atualizado: caso o ícone do Windows 10 não tenha aparecido em sua barra de tarefas, provavelmente você terá que fazer outras atualizações antes de começar.

Os usuários do Windows 7 devem garantir que ele esteja atualizado até o Service Pack 1. Para fazer isso, basta ir até o menu Iniciar e procurar pelo Windows Update. Caso seu sistema seja o Windows 8, ele precisará ser atualizado para o Windows 8.1. Para isso, clique no bloco Loja no menu Iniciar. Dentro da Loja, clique no ícone de atualização para o Windows 8.1.



Com o Windows 7 ou 8 atualizado, o ícone do aplicativo Get Windows 10 irá aparecer na barra de tarefas.

Se seu computador roda versões mais antigas do Windows: se você ainda usa o Windows Vista, XP ou versões ainda mais antigas, a atualização não será gratuita. Ou seja: você terá que comprar uma versão do Windows 10. Para os usuários do Windows RT, a notícia é ainda pior: não há atualização, pelo menos até setembro.