Prefeitos estão 'frustrados' com FPM e mobilização é válida

Por via Portal CNM 30/07/2015 11h11
Por via Portal CNM 30/07/2015 11h11
O presidente da Associação Alagoana de Municípios (AMA), Marcelo Beltrão, disse que os prefeitos estão “angustiados” com as finanças municipais e virão à Mobilização Permanente no dia 5 de agosto para cobrar auxílio do governo federal. Ele esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta quarta-feira, 29 de julho, para saber detalhes do ato marcado para ocorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Beltrão também é 2.º secretário da CNM e conta porque o movimento municipalista fará novo manifesto. “Estávamos esperando a queda sazonal do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que é o período mais crítico do ano e isso casou com o não cumprimento do acordo feito com o governo federal”, diz ele sobre o repasse extra que deveria ter sido de 0,5% do total arrecadado do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados em 12 meses, mas que foi somente de seis meses.

Segundo o presidente da AMA, os gestores estão “frustrados”, pois a maioria, quase 100%, havia comprometido a aplicação desse repasse extra, conforme a estimativa de arrecadação. “E agora tudo isso apavora”, lamenta Beltrão.

Mobilização


Marcelo Beltrão convoca os prefeitos alagoanos, nordestinos e todo o Brasil a estarem em Brasília no dia 5. “O ato é válido porque o governo precisa enxergar que a crise está maior do que imaginam. A gente precisa falar com o Palácio. Se o Michel Temer nos receber, será bom também para encaminhar as pautas do pacto federativo, ao menos aquelas que não impactam outros entes. Seria bom que eles orientassem as bancadas [sobre as futuras votações].” De acordo com Beltrão, as propostas em análise ajudariam e muito os Municípios.

A AMA trará ao menos 20% dos prefeitos alagoanos à Mobilização. O presidente disse que em reunião da entidade na última segunda-feira, 27 de julho, alguns confirmaram presença. A associação espera o bom número de gestores no ato.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.