Inspeção em Arapiraca recolhe 500kg de embalagens de agrotóxicos

Por via G1 Alagoas 24/07/2015 10h10
Por via G1 Alagoas 24/07/2015 10h10
Inspeção em Arapiraca recolhe 500kg de embalagens de agrotóxicos
Embalagens apreendidas foram incineradas. - Foto: Ascom / Adeal
Uma ameaça silenciosa se esconde no campo sem que muitos produtores tenham sequer noção. Combatendo esse risco negligenciado, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) divulgou nesta quinta-feira (23) que foram recolhidos mais de 500 kg de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Arapiraca.

O que poucos sabem é que as embalagens utilizadas, após esvaziadas devem ser triplamente lavadas e furadas. Após este processo devem ser devolvidas ao estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.

A gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, informa que a iniciativa faz parte da campanha Campo Limpo e que visa evitar a intoxicação do solo e de produtos.

“Nesta etapa, estamos realizando uma ação educativa com os agricultores. Em um segundo momento, o trabalho também terá caráter punitivo para quem não tiver devolvido as embalagens dentro do prazo determinado pela legislação, que é de um ano após a compra”, declarou Maria Rufino.

Esta não é a primeira ação de recolhimento, a anterior, realizada em junho passado, foi feita nos municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, e foram captados mais de 300 kg de embalagens.

O material recolhido foi encaminhado para a central de recolhimento de embalagens vazias, localizada no município de Marechal Deodoro, onde será incinerado e/ou devolvido para a indústria de agrotóxico para ser reciclado.


 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.