AL ganha reforço de mais 48 médicos para programas de saúde

Por Assessoria 15/07/2015 16h04
Por Assessoria 15/07/2015 16h04
AL ganha reforço de mais 48 médicos para programas de saúde
Foto: Carla Cleto
Mais um grupo de médicos chega a Alagoas para atuar nos municípios do Programa Mais Médicos (PMM) e do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB). Na próxima segunda-feira, dia 20, a Secretaria de Estado da Saúde realiza o 6° ciclo com acolhimento dos 48 profissionais - todos brasileiros - que irão atuar em 25 cidades. O evento começa às 8 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MISA), em Jaraguá.

A coordenadora estadual do Programa Mais Médicos, Ivana Pita, afirma que no acolhimento que ocorrerá durante todo o dia, os médicos terão acesso ao perfil da saúde do estado. E também a focarem suas ações na promoção e prevenção. Segundo Ivana Pita, os profissionais não irão apenas atuar na assistência, mas orientar os usuários sobre como prevenir doenças como hipertensão, diabetes e outras.

Ainda no encontro, os técnicos da Sesau falam sobre algumas doenças, como hanseníase, tuberculose, dengue, chikungunya e zica. De acordo com a programação, haverá palestras sobre o Telessaúde, as responsabilidades do PMM e PROVAB, redes de atenção e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a chegada de mais 48 médicos, já são 225 atuando em Alagoas. Desse total, 191 vieram com a implantação do Mais Médicos e 34 pelo Programa de Valorização da Atenção Básica. A maioria é de cubanos (175), brasileiros (47) e ainda húngaro (1), argentino (1) e porto riquenho (1). Atualmente o programa está presente em 63 municípios.

Os 48 médicos irão atuar em São Sebastião, São José da Laje, Limoeiro de Anadia, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Maceió, Branquinha, Piaçabuçu, Estrela de Alagoas, Japaratinga, Marechal Deodoro, Cajueiro, Campo Alegre, Junqueiro, Taquarana, Girau do Ponciano, Atalaia, Feira Grande, Monteirópolis, Rio Largo, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Viçosa, Porto Calvo e Mata Grande.