'Droga está em falta nas bocas de fumo', diz secretário Alfredo Gaspar

Por via Gazetaweb 07/07/2015 09h09
Por via Gazetaweb 07/07/2015 09h09
'Droga está em falta nas bocas de fumo', diz secretário Alfredo Gaspar
Foto: Divulgação
O secretário de estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, declarou que a droga está em falta nas bocas de fumo devido às ações de combate à violência no estado. Em entrevista ao Bom Dia Alagoas , na manhã desta terça-feira (7), o gestor informou ainda que Alagoas contabiliza 250 mortes a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 22%.

Conforme explicou o secretário, a diminuição compreende uma conjuntura entre as polícias, que trabalham unidas, com logística e ostensividade. “Posso dizer que, ao final de seis meses, nosso estado conseguiu reduzir os números da violência, seja em crimes de morte, patrimonial e tráfico de drogas, apesar de que a violência continua e é alta no estado. O que desejamos é um patamar de crimes dentro da razoabilidade”, comentou Alfredo, citando que a reserva técnica deve ser chamada no segundo semestre, após uma avaliação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Questionado sobre os casos recorrentes de tráfico de drogas, o secretário destacou que a droga está em falta nas bocas de fumo, reflexo do trabalho de inteligência e operações ostensivas e rotineiras. Na avaliação de Alfredo Gaspar, as explosões a ônibus em alguns bairros da capital foram uma retaliação clara ao trabalho das polícias, o que resultou na prisão de mais de 30 acusados, já com investigação.

“O bandido de Alagoas não consegue enfrentar as forças do Estado, que agem constantemente. Prova disso é que as bocas de fumo carecem de drogas, resultado de nossas ações. Já quanto aos ataques a coletivos, podem ter certeza de que a segurança esteve e está pronta para cessar qualquer tipo de represália criminosa”, explicou o secretário.

Sobre a situação dos presídios em Alagoas, o secretário de Defesa Social disse que 400 reeducandos foram transferidos para a unidade do Agreste, situada no município de Girau do Ponciano, devido ao isolamento do terreno e ao sistema de bloqueio de celulares. Na capital, o Estado está na fase de processo licitatório para contratação de uma empresa para atuar no bloqueio de celulares.

Já em relação aos assaltos a bancos na Grande Maceió e no interior do estado, Alfredo Gaspar de Mendonça admitiu que os índices ainda são grandes, mas que Alagoas é o estado do Nordeste que registra o menor número de casos de assalto. Segundo o secretário, há um projeto de um Centro Integrado da Segurança Pública, composto por seis unidades, por meio do aporte financeiro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), aprovado pelo governador Renan Filho (PSDB).

O Instituto Médico Legal (IML) também foi citado pelo secretário. Ele afirmou que as obras na nova sede já foram retomadas e que o novo prédio deve ser entregue à população até fevereiro de 2016.


 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.