Nível dos rios baixa no interior, mas famílias não podem voltar para casa

Por via Gazetaweb 06/07/2015 10h10
Por via Gazetaweb 06/07/2015 10h10
Nível dos rios baixa no interior, mas famílias não podem voltar para casa
O nível dos rios no interior do estado está baixando aos poucos, mas o alerta continua com a previsão de mais chuvas para esta segunda-feira (6) nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, conforme informações da Defesa Civil Estadual. A orientação para as famílias que tiveram que deixar as casas é que não retornem às residências até nova orientação do órgão.

De acordo com informações do sargento Aldérico, a previsão da meteorologia é de pancadas de chuvas nesta segunda-feira, mas nada que possa provocar o transbordamento dos rios. Por isso, o órgão continua em estado de alerta, monitorando algumas regiões de Alagoas.

“O volume de chuva esperado não causará transbordamentos, até porque os níveis estão baixando aos poucos. O nosso papel, agora, é acompanhar o interior e auxiliar a Defesa Civil municipal, orientando as famílias que deixaram suas casas a permanecerem onde estão enquanto a situação não voltar ao normal”, comentou o sargento.

Em Maceió

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Maceió, Dinário Lemos, informou que é preocupante a situação de algumas regiões da capital, como o Mutange e o Vale do Reginaldo. Em cinco dias, choveu 119 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês de julho era de 230 milímetros, conforme previsão meteorológica. Em junho, a previsão era de 260, mas choveu 308 milímetros.

“Nossa maior preocupação é com as barreiras encharcadas, o que pode provocar a queda, conhecida tecnicamente como deslocamento de massa. Portanto, hoje, vamos continuar as visitas, orientando as famílias que moram em áreas de risco e colocando lonas nas barreiras críticas para evitar o encharcamento”, explicou Dinário, citando que a previsão para Maceió é de chuvas moderadas a fracas neste início de semana.

Nível dos rios

No sábado (4), o rio Jacuípe transbordou e invadiu as ruas da cidade de mesmo nome, situada a 125 km de Maceió, deixando várias famílias desabrigadas. O rio também banha os municípios alagoanos de Ibateguara, Colônia Leopoldina e Campestre.

Uma elevação no nível das águas também foi registrada nos rios Camaragibe, Santo Antônio, Paraíba e Mundaú, que banham diversas cidades alagoanas, mas eles não chegaram a transbordar.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.