Criação de Museu do Fumo é debatido durante simpósio

Por Assessoria 04/07/2015 17h05
Por Assessoria 04/07/2015 17h05
Criação de Museu do Fumo é debatido durante simpósio
Foto: Assessoria
Nestas sexta-feira (3) e sábado (4), foi discutida a criação do Museu do Fumo de Arapiraca durante o 1º Simpósio “Arapiraca: História e Cultura Fumageira”, realizado no auditório da Casa da Cultura.

Isto porque Arapiraca foi construída sob o zênite da cultura do fumo. A economia em volta dele deu à cidade o status, em décadas passadas, de “Capital Brasileira do Fumo”. E a materialização de uma instituição museológica abrangeria não apenas o município, mas também outros nove que também cultivavam a planta.

O museólogo Antônio Andrade conduziu o debate, levantando a necessidade de um local para salvaguarda e memória de momentos que fazem parte da história e da identidade deste povo.

“Um museu é mais que um lugar de conservação e exposição de materiais; é um ambiente de pleno conhecimento e só conhecendo a importância de nosso passado para alinharmos nosso futuro”, coloca o especialista.

“A prefeita Célia Rocha preza pela construção de uma cultura participativa e democrática e nossa secretaria objetiva, com esse simpósio, convidar sempre a comunidade arapiraquense para contribuir, debater e promover juntos a ideia da criação do Museu do Fumo em Arapiraca”, comenta a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.

A movimentação econômica e cultural foi intensa à época que o “Ouro Verde”, como era conhecida a planta, estava em seu auge e é isto o que deve ser resgatado com a implementação dessa nova unidade museológica no município.