IBGE atualiza mapa e Arapiraca não perde território, afirma especialista

Por Ascom/ Prefeitura de Arapiraca 03/07/2015 07h07
Por Ascom/ Prefeitura de Arapiraca 03/07/2015 07h07
IBGE atualiza mapa e Arapiraca não perde território, afirma especialista
Foto: Divulgação
Os novos mapas territoriais divulgados, na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmaram as informações colhidas pelo Departamento de Geoprocessamento da Prefeitura de Arapiraca.

O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sendo uma referência para outras cidades, inclusive capitais do Nordeste, como Aracaju e Recife, que já enviaram técnicos e especialistas para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no setor de mapeamento e coleta de dados para adoção de políticas públicas em diferentes áreas sociais.

De acordo com o especialista do Departamento Municipal de Geoprocessamento, Júlio Cesar dos Santos, o IBGE apenas atualizou os dados cartográficos do município de Arapiraca.

Ele explica que a maioria das consultas eram realizadas por meio de informações contidas no Google Maps.

Júlio Cesar salienta que a consulta com base no Google Maps não é válida, como está sendo publicada em alguns sites de notícias.

“Pode-se confiar no próprio site do IBGE e que é aberto à consulta pública”, frisa ele.

“O mapa de Arapiraca com os seus limites territoriais estavam defasados, com alguns erros graves, que já haviam sido detectados pelo nosso levantamento. A revisão de Arapiraca foi feita com técnicos do nosso departamento, Iteral e do próprio IBGE”, revela Júlio Cesar.

Ainda de acordo com o especialista do Geoprocessamento, o instituto fez uma revisão a pedido dos próprios municípios, e alguns apresentaram divergências em relação aos mapas anteriores.

“No caso de Arapiraca, reafirmo que não houve perda de território, mas uma revisão e atualização dos dados que já tínhamos em nossos arquivos”, frisou Júlio Cesar.

Lei

A área de um município é definida por lei estadual, dessa forma para alterar os limites de Arapiraca, alguma lei deveria ter sido criada ou retificada, o que não aconteceu.

“Houve um equívoco nas informações passadas. Na verdade, Arapiraca não perdeu território, e o que aconteceu foi uma revisão territorial do IBGE, atualizando os limites municipais para o que de fato existe. Em suma, o IBGE atualizou os limites dos municípios para o correto representado em lei, corrigindo sua base cartográfica, e não retirando área de Arapiraca, mas sim representando de forma correta.

Os limites podem ser visualizados no link: Limites aqui.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.