Empresas, governos e artistas mudam foto no Facebook pelo casamento gay

Por Carta Capital 28/06/2015 09h09
Por Carta Capital 28/06/2015 09h09
Empresas, governos e artistas mudam foto no Facebook pelo casamento gay
Foto: Carta Capital
A liberação do casamento gay nos Estados Unidos virou o assunto no mundo e no Brasil. Embora o tema tenha dividido opiniões, o apoio do Facebook à decisão tomada pela Suprema Corte norte-americana nesta sexta-feira 26 mudou os rumos da discussão.

O próprio criador da rede social, Mark Zuckerberg, decidiu dar publicidade a uma ferramenta disponibilizada a todos os usuários, que agora podem adicionar um filtro colorido (o arco-iris é o simbolo gay) à sua foto de perfil. “BIXA. É mês sagrado no Ismamismo e homossexualidade é pecado”, vociferou um seguidor de Zuck. Outro preferiu ironizar: “Gente homofóbica poderia deixar o Facebok imediatamente depois disso.”

Imediatamente, usuários da rede, homossexuais e hetorossexuais, passaram a mudar sua foto de perfil, incluindo grandes empresas. Algumas aderiram à ferramenta da rede social, outras customizaram sua homenagem ao dia histórico.

No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até a página do Palácio do Planalto alteraram suas imagens. Por aqui a adesão surpreendeu: faculdades, empresas de comunicação, lojas de livro fizeram o mesmo. Artistas como Chico Buarque, Marina Lima e Roberta Sá foram ulguns deles.