Arapiraca integra lista de municípios em situação de emergência

Por Redação com G1 Alagoas 25/06/2015 08h08
Por Redação com G1 Alagoas 25/06/2015 08h08
Arapiraca integra lista de municípios em situação de emergência
Foto: Divulgação
Trinta e oito municípios de Alagoas declararam situação de emergência de 180 dias por conta da seca. O decreto, assinado pelo governador Renan Filho (PMDB), foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25). Destes municípios, 36 tiveram situação de emergência decretada em dezembro do ano passado e fizeram o pedido novamente.

O governador já havia assinado o termo na última segunda-feira (22) durante a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, entretanto a situação foi oficializada nesta quinta. De acordo com a publicação, o problema tem aumentado com a redução das chuvas no semiárido alagoano. Com isso, os níveis das reservas hídricas de superfície tem caído.

São eles: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

As novas cidades a integrarem a lista são Arapiraca e Lagoa da Canoa. Ainda segundo a publicação, a agricultura e a agropecuária da região tiveram perdas significativas. Além disso, a população está tendo dificuldades no abastecimento de água para o consumo humano e animal. A situação de anormalidade foi reconhecida em algumas áreas das cidades por meio de uma prova documental estabelecida por Formulários de Informação de Danos (Fide).

"Os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o combate à Situação de Emergência, em conjunto com os órgãos municipais", diz o texto.

Na última segunda-feira (22), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o governador Renan Filho, assinaram o termo de compromisso que repassa R$ 20 milhões do governo federal para o combate emergencial à seca no estado. Segundo o governador, essa é a maior seca do nordeste brasileiro nas últimas décadas. 


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.