Veja as praias próprias para banho no final de semana em Alagoas

Por Redação com Assessoria 12/06/2015 21h09
Por Redação com Assessoria 12/06/2015 21h09
Veja as praias próprias para banho no final de semana em Alagoas
Foto: Divulgação
Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgam nesta sexta-feira (12) o relatório com a lista das praias próprias e impróprias para banho na costa alagoana, e alertam a população para evitar entrar no mar após fortes chuvas, principalmente nas áreas próximas das galerias de águas pluviais e fozes de rios. O documento é produzido semanalmente pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais.

O relatório segue o que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os critérios para a classificação quanto a própria e imprópria para banho.

São 60 pontos verificados em toda a costa, entre as praias do Pontal do Peba e de Maragogi. Para o relatório dessa semana as coletas foram feitas nos dias 09 e 10, quando houve incidência de chuvas. As análises indicam 25 pontos impróprios para banho e 35 que podem ser aproveitados pelos banhistas.

No litoral sul foram verificados 18 trechos, com três deles impróprios e localizados nas praias de Duas Barras, Barra de São Miguel e Rio Niquim. Dentro de Maceió, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca, foram feitas coletas em 20 pontos, sendo que 16 não são indicados para banho. As quatro melhores praias para banho estão localizadas no Mirante da Sereia, Ipioca e Pontal da Barra.

No litoral norte, as coletas foram realizadas em mais 22 trechos e seis deles são considerados impróprios para banho. Eles estão localizados em Paripueira, foz do rio Tatuamunha e Maragogi.

A classificação quanto a própria e imprópria para banho é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro 80% dos resultados das análises em cinco coletas consecutivas e a presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água.s