Sistema de identificação biométrica da Defesa Social otimiza trabalho da polícia

Por Redação com Assessoria 02/06/2015 16h04
Por Redação com Assessoria 02/06/2015 16h04
Sistema de identificação biométrica da Defesa Social otimiza trabalho da polícia
Foto: Divulgação
Os tablets que estão equipando as viaturas da Polícia alagoana estão caindo nas graças dos militares que os operam. Funcionando desde o último dia 15, os equipamentos já registraram mais de 100 consultas aos bancos de dados do Instituto de Identificação do Estado, número considerado “muito positivo” por aqueles que fazem a segurança pública.

De acordo com o soldado Renato Prado, coordenador setorial de informatização em segurança da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização, atualmente 16 tablets estão em funcionamento nas ruas, junto a viaturas de guarnições como as do Bope, Rádio Patrulha e Oplit.

Com os tablets em operação, os policiais em campo não irão precisar se deslocar até a delegacia para a identificação criminal de suspeitos. Com apenas quatro toques na tela, é possível verificar o registro daquele que está sendo abordado. Bastam apenas dois dedos para que a conferência seja realizada e a resposta chega, em média, após 40 segundos.

“É uma praticidade que atinge todos os setores. Desde a logística do deslocamento das guarnições, até a eventual condução do suspeito a uma delegacia. É a tecnologia ajudando a Polícia Militar a dar rápidas respostas à sociedade alagoana”, explicou o coordenador.

Novidades

Nas próximas semanas, o número de tablets deve chegar a 20, e, conforme adiantou o soldado Renato Prado, com novidades no sistema. “Cada vez mais a aceitação da nova tecnologia nos vai dando margem para a implementação de novas ideias. Na medida em que aumentarmos o número de tablets nas viaturas, iremos disponibilizar novas ferramentas. A próxima iniciativa será adicionar a plataforma a possibilidade de visualizar e consultar mandados expedidos para aqueles que passarem pela biometria”, conclui.