Professores de Limoeiro de Anadia aceitam proposta da prefeitura e voltam às salas de aula

Por Redação 02/06/2015 08h08
Por Redação 02/06/2015 08h08
Professores de Limoeiro de Anadia aceitam proposta da prefeitura e voltam às salas de aula
Foto: Cortesia do leitor
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia reuniu-se com professores e trabalhadores da Educação do município, na tarde desta segunda-feira (01), às 15h, na Escola Nossa Senhora da Conceição, para oferecer mais uma proposta de reajuste salarial à categoria, que há dois anos não recebe aumento. A oferta da gestão municipal foi aceita, porque, segundo os professores, foi de igual valor para todos, não apenas para os docentes.

Ficou resolvido que serão pagos 5% ainda neste mês de junho, com retroativo de maio, e 5% em agosto, totalizando 10% para docentes e técnicos. Na última assembleia, a prefeitura da cidade havia proposto o total de 10% para professores e apenas 9% para os técnicos, o que foi rejeitado por todos.

“Desde o ano de 2013, que estamos levando prejuízos. Todo ano a prefeitura apresentava uma desculpa nova para não pagar os 13,1% que solicitávamos. Nem todos os professores saíram satisfeitos da assembleia desta segunda-feira, mas como foi colocada a proposta em votação, a maioria acatou e tivemos que aceitar”, afirmou uma professora que preferiu não ser identificada.
 

Secretária de Educação, Glauciane Veiga, durante assembleia (Foto: Cortesia do leitor).

Os professores aguardavam a presença do prefeito da cidade, Marlan Ferreira (PP), e de todos os vereadores da cidade, mas apenas a vereadora Eliene Martins (PRP) compareceu à audiência. “Esperamos que o projeto seja realmente encaminhado para a Câmara de Vereadores, porque o gestor só pode colocar em prática o que foi acordado ontem, após aprovação do legislativo. Na verdade, a ausência do prefeito não significou nada, porque ele nunca esteve presente, sempre desprezou a categoria”, afirmou a professora.
 

Vereadora Eliene Martins (à esquerda) e a presidente do Sinteal/Arapiraca, Juracy Pinheiro (Foto: Cortesia do leitor)


Histórico da greve

Várias greves foram deflagradas desde março de 2015, mas o reajuste solicitado, de 13,1%, não havia sido oferecido pela gestão municipal, como também não foi estabelecido durante o acordo desta semana. A categoria havia voltado às salas de aula, acreditando que o gestor municipal iria rever a situação, uma vez que ainda neste ano será apresentado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo os professores, o município de Limoeiro de Anadia recebeu do Governo Federal um incremento de 18,42% nos recursos a serem usados no pagamento dos servidores da Educação. Em entrevista ao Portal Já é Notícia, no dia 22 de maio deste ano, uma docente afirmou que o ano letivo dos alunos não será prejudicado.

Como os professores voltaram às salas de aula, acreditando numa melhor proposta, o que não foi atendido, de imediato, pela gestão municipal, o calendário escolar está atrasado em apenas 15 dias. “Esperamos que a Secretaria de Educação faça um calendário para a reposição das aulas dos alunos, pois nosso objetivo não prejudicá-los. Eles terão seus 200 dias letivos como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, ratificou uma professora.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.