Governador busca soluções para abastecimento de água em Delmiro

Por Agência Alagoas 28/05/2015 10h10
Por Agência Alagoas 28/05/2015 10h10
Governador busca soluções para abastecimento de água em Delmiro
Renan Filho ressaltou a importância da parceria com a Chesf e revelou que medida emergencial é bombe - Foto: Márcio Ferreira
Nos últimos dias, cerca de 60 mil sertanejos no Estado foram afetados pela falta de água. O desabastecimento foi causado por uma mancha – originada da proliferação de micro-organismos – no rio São Francisco.

Com a possibilidade de causar danos à saúde humana, a captação de água foi suspensa pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O governador Renan Filho foi, nesta quarta-feira (27), a Delmiro Gouveia tratar pessoalmente sobre o problema, em busca de soluções imediatas.

O chefe do Executivo esteve reunido com diretores da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Pedro Alcântara (administrativo) e Mozart Bandeira (de operações), e os técnicos da Casal e do Instituto de Meio Ambiente (IMA). Na ocasião, Renan Filho também visitou o sistema de captação do Salgado e a adutora do Alto Sertão.

“É uma situação muito delicada, sobretudo por causa desta mancha que está no rio São Francisco. Nosso intuito agora é trabalhar emergencialmente. Precisamos do bombeamento das águas do Canal do Sertão, pela Adutora do Alto Sertão, para a cidade de Delmiro Gouveia e região”, revelou o governador.

Renan Filho explicou, ainda, a importância da parceria com a Chesf. “Foi para resolver esse problema que nós reunimos essa comissão técnica. Temos os diretores da Companhia, que estão aqui ao nosso lado, colocando-se à disposição para colaborar, contribuir. É importante que estejamos juntos para pôr fim a essa questão”, afirmou o gestor.

O diretor da Chesf, Mozart Bandeira, se comprometeu com a causa. “A Chesf está junto do governo do Estado, com a Casal, o IMA e todos os outros envolvidos nesta ação. O governo federal, através do ministro Eduardo Braga [Minas e Energia], determinou que a Chesf esteja presente neste problema, que busque a solução”, garantiu.

Mozart Bandeira trouxe a versão técnica da companhia a respeito do problema. “Há uma suspeita que uma intervenção feita em reservatórios da Chesf tenha sido a causa desse surgimento da mancha. Mas essa alga já existia no São Francisco. Observamos, agora, uma proliferação provocada por fatores ambientais diversos”, defendeu.

Como medida de combate efetivo à falta de água no Sertão, o governador Renan Filho declarou que irá à Brasília em busca de recursos.

“A conclusão da Adutora do Alto Sertão é fundamental. Vou a Brasília demonstrar para o governo federal que, com o investimento de R$ 38 milhões, levaremos água com regularidade para 150 mil habitantes”, informou.

O gestor explicou, ainda, que a adutora permite o uso de uma outra obra, de R$ 2 bilhões, que é o Canal do Sertão.

Quadro atual

O abastecimento de água em Delmiro Gouveia e Pariconha voltou a ser regularizado na última terça (26). Isso porque houve o afastamento da mancha pelos ventos e a captação pôde voltar a ser realizada pelo sistema do Salgado.

O retorno no uso do sistema foi somente liberado depois de testes na água, que comprovaram a ausência do micro-organismo (presente na mancha) na área.

Cabe ressaltar, ainda, que, mesmo com a mancha próxima ao sistema do Casado, na semana passada, as cidades de Olho D'Água do Casado, Água Branca, Canapi, Inhapi e Mata Grande não foram atingidas pela falta de água.

O abastecimento destas cidades foi feito por meio de bombas provisórias no Canal do Sertão. A medida deve ser tomada também para Delmiro e Pariconha – essa é a solução emergencial buscada pela comissão reunida nesta quarta (27).


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.