Prefeitura de Batalha é multada pelo IMA por irregularidades no lixão

Por G1 Alagoas 22/05/2015 11h11
Por G1 Alagoas 22/05/2015 11h11
Prefeitura de Batalha é multada pelo IMA por irregularidades no lixão
Prefeitura de Batalha levará multa de R$ 830 mil por conta do Lixão. - Foto: Divulgação/Ascom MP
A Prefeitura de Batalha, no Sertão de Alagoas, foi multada devido a uma série de irregularidades flagradas no lixão da cidade. A medida foi determinada durante uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco realizada na tarde de quinta-feira (21).

Segundo o Mistério Público Estadual, o município foi punido com multa R$ 830 mil. A punição foi aplicada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por causa de um lixão localizado numa antiga área de extração de minério, zona rural do município.

Além disso, mais três laticínios foram fechados no município, a Companhia de Saneamento (Casal) da cidade de Jacaré dos Homens foi autuada devido a um vazamento em um dos seus reservatórios e mais de 600 armadilhas de pesca foram apreendidas.

De acordo com o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Maurício Cerqueira, além da falta de licença ambiental, o lixão apresentava agravantes que contribuíram para o aumento da sanção.

“São várias irregulares ambientais juntas, desde o descarte ilegal de lixo hospitalar até o processo de combustão. Inclusive, quando chegamos ao local, havia muitos pneus sendo queimados. O gás carbônico eliminado nessa queima provoca sérios riscos à saúde do ser humano, especialmente, graves problemas respiratórios, a exemplo de asma”, explicou ele.

Laticínios irregulares

Ainda durante as atividades da FPI, mais quatro laticínios foram interditados, o que resultou na apreensão de cerca de 650 kg de queijo coalho, 1000 litros de leite, 50 kg de massa de coalho, 50 kg de creme de leite, mais de 10 kg de queijo manteiga e três metros cúbicos de madeira nativa.

Os responsáveis pelos estabelecimentos, segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), foram conduzidos à delegacia de Batalha para a lavratura dos devidos flagrantes.

Animais apreendidos

A equipe de fauna e flora passou essa quinta-feira em atividades de apreensão de animais silvestres e incentivo de entregas voluntárias na cidade de Olho d'Água das Flores. Mais de 180 pássaros foram recolhidos do cativeiro e serão tratados pelos médicos veterinários da FPI para, só então, serem devolvidos à natureza.

As aves entregues pela população ficaram sob a custódia da Polícia Rodoviária Federal. Além disso, houve também a prisão de um homem por posse de arma de fogo. Ele mantinha em sua casa uma espingarda calibre 32. O homem foi conduzido à delegacia do município e autuado em flagrante delito.

No Rio São Francisco, houve a apreensão de 605 covos, que são armadilhas aquáticas. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) lavrou um Comunicado de Ocorrência Policial (COP) e o IBAMA emitiu um termo de apreensão e destruição.

Foram ainda recolhidos dois kits com equipamentos de pesca subaquática, compostos por duas espingardas, dois óculos de mergulho, dois pares de pé-de-pato, dois snorkel e dois cintos de lastro.
 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.