Professores de Limoeiro de Anadia deflagram nova greve e aguardam resposta da Justiça

Por Redação 22/05/2015 09h09
Por Redação 22/05/2015 09h09
Professores de Limoeiro de Anadia deflagram nova greve e aguardam resposta da Justiça
Professores reunidos na Escola Nossa Senhora da Conceição. - Foto: Cortesia do leitor
Resistência. Esse é o legado deixado pelos professores da cidade de Limoeiro de Anadia, Alagoas. Mais uma vez, 120 profissionais da Educação reuniram-se com autoridades da cidade, na Escola Nossa Senhora da Conceição, na tarde da última quinta-feira (21), para decidir sobre o reajuste salarial. Eles solicitam um aumento fixado em 13%, o que não vem sendo atendido pela gestão municipal.

A administração apresentou uma contraproposta para professores, com 5% ainda para o mês de maio, que é data base, e mais 5% para ser pago em setembro deste ano. Para os técnicos, 5% em maio e mais 4%, em setembro. A categoria rejeitou o acordo e exigia que, ao menos, os 10% fossem pagos de uma só vez.

Segundo os professores, o município de Limoeiro de Anadia recebeu do Governo Federal um incremento de 18,42% nos recursos a serem usados no pagamento dos servidores da educação. “É muito triste para todos nós, nos sentimos humilhados com tanta falta de respeito para com a classe”, disse uma professora que preferiu não se identificar.

A categoria voltou às salas de aula, acreditando que o gestor municipal iria rever a situação, uma vez que ainda neste ano será apresentado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na próxima quarta-feira (27), os profissionais da Educação irão deflagrar a greve mais uma vez, mas agora por tempo indeterminado, aguardando uma decisão da Justiça.


Professores aguardam uma resposta da Justiça (Foto: Cortesia do leitor).

Para a classe, o objetivo é a conquista de direitos garantidos por Lei e não para prejudicar o ano letivo. “Esperamos que a Secretaria de Educação faça um calendário para a reposição das aulas dos alunos, pois nosso objetivo não prejudicá-los. Eles terão seus 200 dias letivos como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, ratificou uma professora.

Ainda, segundo os professores, o caso já foi apresentado aos ministérios públicos Municipal, Estadual e Federal, pela representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação - Núcleo Arapiraca, a professora Juracy Pinheiro dos Santos, e também pelo presidente do Sindicato Municipal de Limoeiro de Anadia, Edilson Honório.


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.