Jogos Estudantis de Alagoas, edição 2015, serão realizados em julho

Por Redação com Agência Alagoas 21/05/2015 16h04
Por Redação com Agência Alagoas 21/05/2015 16h04
Jogos Estudantis de Alagoas, edição 2015, serão realizados em julho
Foto: Valdir Rocha
A edição 2015 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) terá início em julho deste ano com a participação das escolas públicas municipais, estaduais e federais e particulares alagoanas. As seletivas da etapa regional da competição serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de maio e 5,6 e 7 de junho em 12 municípios e, nesta sexta-feira (22), na Escola José Correia da Silva Titara, a partir das 9h, no Cepa, haverá o Congresso Técnico Regional que definirá a tabela de jogos desta primeira fase.

A etapa regional será promovida nos municípios de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Piranhas e Rio Largo. Para esta primeira fase, haverá seletivas para as modalidades futsal e handebol. As equipes de voleibol e basquete já estão classificadas para a segunda fase.

A etapa regional definirá os classificados para a fase estadual, cujas inscrições serão realizadas de 6 a 9 de julho. “A etapa estadual ocorre de 23 de julho a 2 de agosto e teremos equipes competindo nas modalidades voleibol, basquete, futsal, handebol, atletismo, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa, natação e badminton”, adianta Emanuel Amaral, coordenador do Jeal 2015 pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Amaral conta que os vencedores do Jeal 2015 serão classificados para os Jogos Escolares da Juventude, os quais acontecerão em três cidades: Fortaleza receberá a etapa infantil, com atletas de 12 a 14 anos, no período de 03 a 12 de setembro, enquanto as cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, sediarão a modalidade juvenil, de 15 a 17 anos, entre 11 e 21 de novembro.

Paraolimpíadas

Amaral informa que, simultaneamente ao Jeal, Alagoas também terá as Paraolimpíadas Escolares onde estudantes com deficiência competirão nas modalidades, bocha, atletismo e natação. “Possivelmente, também poderemos ter, este ano, a modalidade de vôlei sentado”, revela.
Os estudantes classificados nas Paraolimpíadas alagoanas participarão da etapa nacional da competição que ocorre na cidade de Natal de 23 a 28 de novembro.