PRF realiza 1º leilão de veículos do ano de 2015 em Alagoas

Por Redação com Assessoria 21/05/2015 16h04
Por Redação com Assessoria 21/05/2015 16h04
PRF realiza 1º leilão de veículos do ano de 2015 em Alagoas
Foto: Assessoria
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, hoje (21), o primeiro leilão do ano de 2015 de veículos de terceiros. O evento aconteceu na superintendência da PRF em Maceió/AL, no bairro do Tabuleiro do Martins. Todos os 282 veículos foram arrematados e o valor arrecadado com os lotes foi de R$ 150 mil, seis vezes maior do que o valor previsto na avaliação dos bens.

Entre os lotes, havia 198 motocicletas e 84 automóveis, todos apreendidos com irregularidades durante fiscalizações da PRF e cujos proprietários nunca os resgataram dos pátios da instituição. Ao todo, foram colocados a leilão 145 lotes, que foram arrematados como sucata.

Os interessados puderam participar do certame tanto de forma presencial quando virtual, uma inovação nos leilões da PRF em Alagoas. Os lotes, além de terem ficado expostos para visitação no pátio da empresa de leilões, também foram disponibilizados virtualmente. Os lances puderam ser computados antes mesmo do certame. Além de valorizar os lotes, esse formato oportuniza que mais pessoas, inclusive de outros estados, possam participar do evento.

Os valores arrecadados com o leilão não ficam nos cofres da PRF. São utilizados para pagamento de tributos, taxas, multas e outras despesas que porventura o veículo tenha em seu registro. Caso sobre algum valor, é repassado para o antigo dono. Da mesma forma, se a quantia arrecadada não cobrir os débitos do automóvel, a dívida é creditada no seu CPF, que ficará com pendência até que tudo seja quitado.

Por lei, após 90 dias da apreensão, os veículos já podem ser leiloados. Por isso, aqueles que tenham automóveis retidos nos pátios da PRF, devem procurar o órgão para regularizar a situação e resgatá-los antes desse prazo. A meta é que, a cada 3 meses, sejam realizados leilões como esse aqui no estado. Será uma forma esvaziar os postos e de desencorajar os proprietário a deixar os veículos por muito tempo nos pátios.