Aprovado pelo MEC, curso de Medicina inicia no segundo semestre

Por Redação com Ascom/Arapiraca 21/05/2015 07h07
Por Redação com Ascom/Arapiraca 21/05/2015 07h07
Aprovado pelo MEC, curso de Medicina inicia no segundo semestre
Foto: Divulgação
Primeiro a ser implantado no interior do estado de Alagoas, o curso de Medicina proposto pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), autorizando a graduação em bacharelado com 80 vagas anuais.

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, comemorou este marco, que eleva a cidade ainda mais no plano educacional. “Nossos estudantes não precisarão ir para muito longe agora, a fim de cursar Medicina. Isto já é uma realidade para nós, que almejamos um município que daqui a 10 anos será o melhor para se viver e empreender. E, também, para se estudar”, coloca a gestora.

Por sua vez, a Prefeitura doou o terreno para a Ufal, ao lado do campus Arapiraca, onde será notabilizado o novo curso. “A chegada dele acarreta também numa melhor qualidade de vida do povo e ainda no sonho de muitos estudantes da região agrestina”, completa.

Junto à cúpula de diretores e reitores da Ufal, Célia Rocha não mediu esforços indo à Brasília, diretamente no MEC, e dialogando com o Congresso Nacional para que este feito se concretizasse.

Início das aulas

A diretora-acadêmica da Ufal em Arapiraca, Eliane Cavalcanti, explicou que serão ofertadas, inicialmente, 60 vagas para a região – isto porque, das 80 vagas autorizadas, a universidade acordou com o MEC que o processo de expansão se dará em dois momentos.

"Primeiro, serão ofertadas 60 vagas, mas vamos fazer dois ciclos de entrada, cada um com 30 vagas, começando no segundo semestre deste ano, com início previsto para agosto próximo. As outras 30, no primeiro semestre letivo de 2016", diz o reitor da Ufal, Eurico Lôbo.

As outras 20 vagas serão ofertadas a partir de 2017-2018, quando a Ufal concluir toda estrutura de pessoal e de laboratórios. "Em 2017-2018, passaremos a ofertar 40 vagas por semestre, completando as 80 vagas anuais", conclui, enfatizando a importância desta interiorização do curso.

Ele foi autorizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, com a Portaria 370/2015, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19). O ato faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, instituída pela Portaria Normativa nº 15, de 2013.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.