Professores do Cesama divulgam nota oficial relatando abusos por parte do Grupo Unirb

Por Assessoria 19/05/2015 13h01
Por Assessoria 19/05/2015 13h01
Professores do Cesama divulgam nota oficial relatando abusos por parte do Grupo Unirb
Foto: Assessoria
Recentemente, o Centro de Ensino Arcanjo Mikael de Arapiraca passou a integrar o Grupo UNIRB, Rede de Ensino da Bahia com operações na cidade de Salvador. Diversas alterações na gestão administratitva do Centro foram então colocadas em prática, o que gerou uma série de insatisfações de alunos e professores.

Na manhã desta terça-feria (19), professores do Cesama, após  extensa reunião onde discutiram a tomada de um posicionamento sobre a situação, decidiram entrar em contato com a redação do Portal Já é Notícia para externarem, através de nota oficial, o descontentamento da categoria com a Unirb/Cesama. Vejam o conteúdo da nota na íntegra:

NOTA DOS PROFESSORES DO UNIRB/CESAMA

Considerando alterações significativas e abusivas impostas pelo Grupo UNIRB, dentre elas: redução salarial, alteração de calendário letivo, exclusão de remuneração de atividades curriculares, sem qualquer consulta prévia ao colegiado do curso,

Considerando a ausência de informações aos professores, retenção de CTPS, demissão sumária de professor por expressar opinião contrária à postura da instituição, quebra contratual, dentre outros,

NÓS, que compomos o quadro de professores da instituição, vimos a público informar da suspensão das aulas das disciplinas que lecionamos a fim de que seja realizada até a próxima sexta (22/05) reunião por representantes da UNIRB para solucionar os pontos abaixo discriminados:

• Devolução das CTPS;
• Contracheques com informações discriminadas acerca das verbas recebidas e os descontos legais;
• Fixação de data para pagamento;
• Definição dos termos do contrato de trabalho;
• Respeito à garantia da irredutibilidade salarial;
• Reconsideração da demissão sumária do professor Lucas Gusmão;
• Retomada da grade curricular antes vigente;
• Pagamento dos salários atrasados;
• Manutenção das atividades da instituição pelo turno matutino até final do semestre;
• Manutenção da remuneração pela orientação monográfica;
• Esclarecimento sobre as alterações no regime de férias;

Esta medida, embora pareça extrema, foi fruto de longo período de incertezas e abusos praticados pela instituição, contra a qual nos insurgimos e recebemos como resposta a demissão de um colega, professor responsável e defensor dos nossos direitos.

Assim, a livre manifestação de pensamento não pode ensejar a perseguição dos professores e é contra esta postura que nos rebelamos, pois, enquanto professores de Direito, não somos capazes de fazer destoar a nossa conduta pessoal, perante a instituição, daquilo que lecionamos em sala de aula, e, por isso, não poderíamos ficar passivos diante das práticas irregulares da UNIRB.

Frisamos que nosso pleito transcende à mera relação de trabalho, alcançando a proteção do direito social à Educação, missão que escolhemos para desempenhar diante da sociedade alagoana. Presenciar os lamentáveis fatos sem nos posicionar representaria afronta a toda a história do CESAMA, instituição que ajudamos a construir e engrandecer.

GILBERT JULIANO DE SENA LÚCIO

DANILO VITAL DE OLIVEIRA


MARYNY DYELLEN BARBOSA ALVES BRANDÃO


MARCOS ANTÔNIO DA SILVA FREIRE


HECTOR IGOR MARTINS E SILVA


SÓSTENES AUGUSTO SANTOS DO NASCIMENTO


LUCIANO HENRIQUE GONÇALVES SILVA


RAFAELA MENDONÇA


LUCAS GUSMÃO