Moradores de nove comunidades rurais de Arapiraca pedem uma melhor atenção para a saúde

Por Redação com Câmara Municipal 14/05/2015 07h07
Por Redação com Câmara Municipal 14/05/2015 07h07
Moradores de nove comunidades rurais de Arapiraca pedem uma melhor atenção para a saúde
Foto: Ascom/Câmara Municipal
 A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite desta quarta-feira (13), sua última sessão ordinária da semana, com os trabalhos dirigidos por Márcio Marques e Moisés Machado. Foi aprovado Voto de Aplauso, de autoria das vereadoras Professora Graça, Gilvania Barros e Aurélia Fernandes, pela passagem do Dia do Gari e das Margaridas, a ser comemorado no próximo sábado (16).

Em suas justificativas, as vereadoras ressaltaram a importância desses profissionais na vida de cada brasileiro, onde na falta deles, a situação seria complicada, principalmente pela limpeza de cada espaço em todos os segmentos da sociedade.

Dia do Assistente Social

Ainda de autoria da Professora Graça e Aurélia Fernandes, também foi aprovado Voto de Aplauso pela passagem alusiva ao Dia dos Assistentes Sociais, que será comemorado na próxima sexta-feira (15).

Professora Graça falou também da importância desses profissionais e, em nome da própria vereadora Aurélia Fernandes, que é assistente social, da sua assessora Izabel Cristina e a funcionária da Câmara Municipal, Monica Xavier outra assistente social, parabenizou a categoria pelo seu dia.

Por sua vez, a vereadora Aurélia Fernandes também falou sobre os assistentes sociais, lembrando que a sua mãe, Almira Fernandes, foi a primeira profissional da área do estado de Alagoas e que as assistentes sociais devem ser lembradas sempre pela importância do seu papel dentro da sociedade.

Já o vereador Edvanio do Zé Baixinho solicitou à SMTT a colocação de quebra-molas na Avenida Afonso Maranhão, por trás do Galpão do Tuta, até o Centro de Reabilitação (Cenfra), no Bairro Jardim Esperança. Ele justificou o pedido, afirmando que naquele local aconteceram diversos acidentes graves e que é preciso uma atenção para o problema.

Escola em tempo integral

O vereador e presidente Márcio Marques, solicitou às secretarias municipais de Educação, Obras e Infraestrutura, transformar e ampliar a Escola Municipal Jayme de Altavilla, no bairro Baixão, em uma Escola de Tempo Integral. Ele argumentou que a solicitação foi feita pelos moradores daquela comunidade.

Ainda na sessão da noite de ontem, também foi aberto o Espaço para a Tribuna Livre, para os moradores de nove comunidades da zona rural de Arapiraca. Representados pela professora e pedagoga, Laurinete Basílio dos Santos, estiveram presentes os moradores das comunidades dos povoados Cajarana, Narciso, Lagoa do Mato, Poço de Baixo, Sapucaia, Gruta d’Agua.

Comunidades pedem investimento em saúde

Taboquinha e Taquara foram pedir aos vereadores a interferência para contratação de mais uma equipe médica para a unidade de saúde daquelas comunidades. A professora Laurinete, que também é uma das representantes dos Quilombolas, lamentou que só há uma equipe, composta por um dentista, uma enfermeira e um médico, para atender todas as comunidades da região, que chegam a quase 6 mil pessoas.

Ela disse que os moradores estão revoltados e acredita na sensibilidade da prefeita Célia Rocha, como também do próprio secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, que ambos devem encontrar uma solução urgente para o problema.

Os doze vereadores, que estiveram presentes à sessão, se comprometeram a formar uma comissão de vereadores e representantes dessas comunidades, para buscar, com a administração municipal, uma solução para o problema.

Por sua vez, outro morador do Sítio Sapucaia, identificado como Gilvanio, disse que estava apenas no seu direito de ter uma saúde de boa qualidade e afirmou que desejava cobrar cada centavo pago com seus impostos. Os moradores alertaram, ainda, que se não houver uma providencia urgente, o único médico que já não suporta a grande demanda poderá abandonar o posto.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.