Vasco e Botafogo decidem o campeonato carioca após 18 anos

Por Redação 03/05/2015 00h12
Por Redação 03/05/2015 00h12
Vasco e Botafogo decidem o campeonato carioca após 18 anos
Foto: Ilustração
O campeão do Campeonato Carioca será conhecido neste domingo, quando Botafogo e Vasco escrevem o capítulo final da competição a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã, Na primeira partida da decisão o time cruzmaltino venceu por 1 a 0, inverteu a vantagem do rival e joga pelo empate para dar a volta olímpica.

O campeão do Campeonato Carioca será conhecido neste domingo, quando Botafogo e Vasco escrevem o capítulo final da competição a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã, Na primeira partida da decisão o time cruzmaltino venceu por 1 a 0, inverteu a vantagem do rival e joga pelo empate para dar a volta olímpica. Ao rival resta ganhar por dois ou mais gols de vantagem para ficar com o caneco ou por um gol de diferença para forçar a disputa de pênaltis.

Os dois treinadores passaram a semana trabalhando em cima do resultado do primeiro jogo. Enquanto René Simões, comandante do Botafogo, mexeu com o aspecto psicológico de seus atletas, mostrando que a virada é possível, Dorival, treinador do Vasco, alertou seus jogadores de que a vantagem do empate pode ser ilusória, o que foi bem assimilado pelo elenco.

Escalação

A escalação do Botafogo é uma incógnita. O goleiro Jefferson, se recuperando de uma artroscopia no joelho direito, tem treinado com determinação para jogar e poderá fazer um teste de vestiário. Se for vetado, Renan segue no posto. Já o meia Tomas deverá conquistar a vaga de Gegê, que não foi bem no primeiro jogo da final.

Pelo lado do Vasco, Doriva vem procurando manter mistério e tem comandado treinos fechados, atendendo a uma determinação da diretoria. O treinador, porém, tem uma dúvida no meio-de-campo, pois Marcinho, que não rendeu o esperado no primeiro jogo da final, pode ser barrado para a entrada de Bernardo. Se acontecer, essa será a única mudança em relação ao triunfo passado.

O jogo e o passado

Todos os ingressos para a decisão deste domingo foram vendidos e a expectativa é de uma festa em preto e branco dentro do Maracanã. O Botafogo ganhou o título pela última vez em 2013, quando conquistou os dois turnos e ergueu o troféu sem necessidade de final. Já o Vasco trabalha para quebrar um jejum que começou após a conquista do último título estadual, em 2003, quando o time cruzmaltino bateu o Fluminense na decisão.