Aluno de Física EAD da Ufal é aprovado em Mestrado Nacional em Pernambuco

Por Assessoria 29/04/2015 17h05
Por Assessoria 29/04/2015 17h05
Aluno de Física EAD da Ufal é aprovado em Mestrado Nacional em Pernambuco
Foto: Já é Noticia
Poucos dias depois de concluir um curso superior na Universidade Federal de Alagoas, Paulo Victor Araújo Lopes, 29 anos, comemorou mais uma conquista. Recém-formado em Física na modalidade a distância, foi aprovado no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e, agora, estuda na unidade acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Com o conhecimento adquirido na graduação realizada no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Santana do Ipanema, Paulo Victor também conseguiu se efetivar como professor em dois municípios e se tornar destaque na região onde nasceu. Segundo ele, a oportunidade de estudar na Ufal sem sair de casa foi o principal fator que lhe motivou a escolher a educação a distância.

Na bagagem acadêmica, ele leva as ferramentas da EAD. “Utilizo o aprendizado para planejar e ministrar as aulas. Percebo que essas ferramentas contribuem muito para meu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento dos estudantes. É esse tipo de pesquisa que pretendo continuar no mestrado”. Para Paulo Victor, o estudante da EAD precisa assumir uma postura diferenciada se quiser alcançar os objetivos.

“A autonomia para estudar pode não ser uma vantagem se o estudante não souber lidar com ela. A busca pelo conhecimento depende exclusivamente do estudante, sendo ele o único responsável pelo desenvolvimento de sua aprendizagem. Quando o estudante da EAD assume uma postura que torna a autonomia como vantagem, o sucesso é garantido”, diz Daniel.

Desafios foram motivação para continuar

Apesar de alguns obstáculos, o mestrando em Física conta que nunca pensou em desistir. Os desafios e as dificuldades sempre o atraíram e o motivaram a continuar.

“Desenvolvi minhas habilidades, estou satisfeito com a profissão, adquiri orientação para seguir meu caminho de evolução profissional e aprendi a buscar objetivos cada vez mais amplos. Tudo isso foi a EAD que possibilitou. Sem os professores, tutores e a equipe da Cied [Coordenadoria Institucional de Educação a Distância] jamais conseguiria chegar até aqui preparado para seguir em frente”.

Paulo também destaca uma participação especial em sua trajetória do professor Kleber Serra. “Ele dispensa adjetivos e definições. Sempre acreditou na gente, mesmo quando muitos não acreditavam. Sempre nos atendeu de forma pessoal, profissional e individual. Sem ele, nada disso seria possível”.

Um dos melhores cursos EAD do Brasil

A licenciatura em Física da Ufal, na qual Paulo Victor se graduou, foi reconhecida como um dos melhores cursos de graduação a distância do Brasil. O ranking foi publicado no Guia de Educação a Distância 2015, publicação da Editora Segmento, especializada em periódicos na área de educação.

O curso obteve nota 4 no Conceito Preliminar do Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), um indicador que leva em consideração o desempenho dos alunos no Exame Nacional dos Estudantes (Enade), a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura.

Fundado em setembro de 2007, o curso de Física na modalidade a distância atua em cinco polos nas cidades de Maceió, Maragogi, Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores e Arapiraca. Em 2012, também liderou o ranking da revista eletrônica Estadão dos melhores cursos de licenciatura em Física a distância do País.