Secretário garante que Penedo terá escola em tempo integral

Por Agência Alagoas 22/04/2015 16h04
Por Agência Alagoas 22/04/2015 16h04
Secretário garante que Penedo terá escola em tempo integral
Foto: Agência Alagoas
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, esteve reunido com a comunidade educacional de Penedo nesta quarta-feira (22). Barbosa participou da inauguração da nova sede da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e visitou escolas e ginásios de esporte do município. Ele ainda se reuniu com diretores de escola da região, lideranças políticas e coordenadores regionais de Educação. Lá, o Estado vai instalar uma escola de ensino médio em tempo integral.

Em entrevista às rádios de Penedo, Luciano Barbosa destacou as três principais prioridades de investimento na Educação na gestão Renan Filho: melhoria da infraestrutura, tecnologia e formação de professores. Ele reforçou uma iniciativa que vem acontecendo desde o dia 1º de janeiro deste ano, economia e otimização de gastos. Para o secretário, estas atitudes permitirão um melhor investimento na área.

“Tínhamos quatro contratos que, juntos somavam R$ 107 milhões. Ao revermos estes gastos, geramos uma economia que será revertida diretamente nas escolas. Na área de infraestrutura, por exemplo, nossa equipe de engenharia está mapeando as unidades de ensino da rede para empreendermos quatro ações básicas: retelhamento, pintura, revisão hidráulica e elétrica. A partir daí, poderemos promover ampliação de escolas e melhorias nos laboratórios de informática”, explicou Barbosa.

O secretário adiantou ainda que a região será contemplada com uma escola de ensino médio em tempo integral até o ano que vem. “Nossa meta é que até 2016, tenhamos 13 escolas de ensino médio integral, uma em cada CRE. Precisamos fazer com que estas unidades sejam atrativas para nossos jovens e, por isso, terão os mesmos moldes da Escola Estadual Marcos Antônio, no conjunto Benedito Bentes, onde temos uma proposta diferenciada que alia a formação integral do ensino médio e a profissionalizante”, adiantou.

Nova sede da CRE

A partir desta quarta-feira (22), a 9ª CRE passa a atender na antiga sede da Escola Estadual Clementino do Monte. Os 239 alunos da unidade de ensino e seus funcionários foram transferidos, sem prejuízo de suas atividades letivas, para outra unidade vizinha, a Escola Estadual Ernani Méro. A mudança propiciou uma economia de quase R$ 55 mil ao ano, os quais eram gastos em aluguel e serão revertidos em investimentos na Educação da região.

“Hoje, estamos inaugurando não só uma coordenadoria, mas temos um centro de formação que será de grande importância não só para Penedo, mas para todo o Baixo São Francisco. Será um espaço de discussão, seminários, onde os professores poderão discutir práticas pedagógicas que promoverão melhorias na qualidade do ensino e do aprendizado, que beneficiarão os nossos alunos”, explicou o secretário Luciano Barbosa.

A coordenadora da 9ªCRE, Fátima Marinho, ressaltou o empenho da equipe da coordenadoria em todas as ações empreendidas. “Temos muito trabalho pela frente e nos dedicaremos ao máximo, pois acreditamos que uma educação de qualidade é consequência de uma ação coletiva”, declarou a educadora.

Também participaram da solenidade a secretária adjunta da Educação, Laura Souza; o secretário de Educação de Penedo, Luciano Lucena e Bili Marques, secretário de Governo da Prefeitura de Penedo. Esta também foi a primeira reunião de coordenadores regionais de educação fora de Maceió.

 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.