Semana Tiradentes: entrega de diplomas a policiais destaques marca início das comemorações na PM

Por Assessoria 20/04/2015 15h03
Por Assessoria 20/04/2015 15h03
Semana Tiradentes: entrega de diplomas a policiais destaques marca início das comemorações na PM
Policiais militares que se destacaram como referências de profissionalismo, dedicação e compromisso - Foto: Assessoria
O reconhecimento da corporação a policiais militares que se destacaram em suas atividades operacionais marcou a formatura militar que abriu oficialmente a programação da Semana Tiradentes na PM, que visa recordar o exemplo do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, patrono das polícias militares do Brasil. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, e contou com a presença do secretário de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e do comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, entre outras autoridades.

Ao todo, 25 policiais militares das unidades operacionais da capital e interior foram homenageados com a entrega do diploma “Policial Militar Padrão”. Com a presença da tropa, os policiais que se destacaram como referências de profissionalismo, dedicação e compromisso com a atividade policial receberam os certificados das autoridades presentes.

Para um dos homenageados, sargento Wilson Lindolfo, que possui todos os anos de serviço na corporação dedicados ao Regimento de Polícia Montada D. Pedro I, a Cavalaria da PM, receber o diploma representa o reconhecimento pelos anos de dedicação. “Este ano completo 24 anos de trabalho em prol da instituição, sempre na Cavalaria, e receber este diploma tem um significado importante porque demonstra que a instituição reconhece e valoriza o meu trabalho”, ressaltou.

Já para o tenente Gilvano Santos, do Batalhão Rodoviário (BPRv), o reconhecimento se traduz em mais motivação para desempenhar as atividades diárias. “É um incentivo para que continuemos trabalhando, e iremos retribuir ajudando no crescimento da nossa unidade diante da instituição e da nossa instituição diante da sociedade”, garantiu.

Em seu discurso, o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto ressaltou o trabalho importante que a PM vem desenvolvendo, sob a condução do coronel Lima Júnior. Ele recordou os índices positivos registrados no primeiro trimestre deste ano, atribuindo-os, também, ao trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar.

“A PM tem um trabalho extremamente importante na defesa da sociedade e os rumos que a Segurança Pública vêm tomando em muito se devem ao trabalho desta tropa que aqui se encontra. Os números positivos demonstram o esforço de todos os policiais militares, dos quais sinto grande orgulho”, expressou o secretário.

A solenidade foi encerrada com o desfile militar de tropas da Banda de Música, APMSAM, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Batalhão Escolar (BPEsc), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão Ambiental (BPA), Pelotão Administrativo e Cavalaria.

O evento foi prestigiado, ainda, pelo subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro; pelo comandante e subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronéis Adriano Amaral e Anthoney Freitas e pelo capitão dos Portos em Alagoas, capitão de fragata Antônio Braz, além de oficiais e praças da corporação.

Programação

A programação da Semana Tiradentes na PM, que conta com eventos destinados aos públicos interno e externo, segue nessa quarta-feira (22), com o primeiro dia da 3ª edição do projeto “Conhecendo a PM”, no pátio interno do QCG no Centro.

O evento é aberto ao público e à visitação de escolas e se apresenta como uma alternativa de aproximação da Polícia Militar com a sociedade alagoana, em especial com o público infantil. O projeto consiste numa exposição com algumas unidades, demonstrando os equipamentos utilizados na atividade policial militar. A exposição ocorrerá na quarta e quinta-feira, das 9 às 12 horas.

Na quinta-feira (23), também haverá a procissão e missa em homenagem a São Jorge, padroeiro da PM alagoana. A concentração será em frente à capela, no Centro, a partir das 6h45. Em seguida, os fiéis, em procissão, caminham até a Catedral Metropolitana de Maceió, onde participam de uma missa em ação de graças.

A boa música marcará o evento da sexta-feira (24), quando a partir das 12 horas, no Centro de Maceió, a Banda de Música da PM realizará uma retreta. A apresentação será na Praça Deodoro, próximo ao Tribunal de Justiça (TJ).

O diferencial da programação deste ano é a inclusão da cidade de Arapiraca nas comemorações. Na quinta-feira (23), também haverá a missa em homenagem a São Jorge, às 19 horas, na capela do 3º Batalhão. Já no sábado (25), às 17 horas, a Banda de Música do Batalhão de Arapiraca fará uma retreta no parque Ceci Cunha. Nas duas oportunidades, o público em geral pode prestigiar a programação.

A semana comemorativa se encerra no domingo (26) com a realização de dois eventos. No início do dia haverá a tradicional Corrida Tiradentes, com participantes civis e militares, sendo a concentração para largada na Praça Multieventos, na Pajuçara, às 6 horas. E às 10h30, no mesmo local, haverá edição especial do Programa Vem Ver a Banda Tocar.