Dia D contra a dengue e chikungunya: Saúde e Educação de Viçosa realizam ação preventiva

Por Ascom/Prefeitura de Viçosa 15/04/2015 09h09
Por Ascom/Prefeitura de Viçosa 15/04/2015 09h09
Dia D contra a dengue e chikungunya: Saúde e Educação de Viçosa realizam ação preventiva
Foto: Ascom/Prefeitura de Viçosa
O galpão da feira livre na Avenida Firmino Maia, em Viçosa, ficou pequeno diante da quantidade de estudantes que executaram ações educativas de combate a dengue e a febre chikungunya. A movimentação faz parte da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e visa conscientizar a população viçosense sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Esta terça-feira, 14, é o dia D, ela marca o encerramento das ações nas escolas da rede municipal e estadual, que foram realizadas durante o mês de março e o início de abril, com o intuito de mobilizar crianças e adolescentes, em idade escolar, para o cuidado e prevenção do mosquito, que além de transmitir a dengue agora também transmite a febre chikungunya.

De acordo com a coordenadora do núcleo de promoção à saúde, Ivanete da Silva, para haver a mobilização nas escolas foi necessário uma análise sobre qual a melhor forma de prevenção, “nós sabíamos da necessidade de mobilizar a população, então realizamos reuniões com as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e com a secretária de Saúde, Marina Canuto, para definirmos qual a melhor forma de combate ao Aedes aegypti, e ficou definido que faríamos as ações nas escolas de Viçosa”.

Durante o período de campanha nas Escolas ficou acertado que a manhã desta terça-feira, seria voltada para a conscientização da população em geral. Cada escola participante desenvolveu trabalhos e apresentações sobre o tema, a fim de alertar a população, e explicar que com o combate a dengue também há uma melhoria na qualidade de vida de todos.

Ainda de acordo com Ivanete da Silva, todas as escolas se comprometeram em executar ações preventivas e de combate ao Aedes aegypti, durante todo o ano letivo.

A ação de hoje contou ainda com aferição de pressão e glicemia, e distribuição de cartazes e panfletos sobre cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O dia D de combate a Dengue e a chikungunya teve a parceria, além das Secretaras de Saúde e Educação, das Secretarias Municipais de Transporte Transito e Defesa Social, de Cultura e Turismo, de Infraestrutura e de Assistência Social.

Estiveram presentes no momento as Escolas, Estaduais Monsenhor Machado e Joaquim Diégues, e Municipais, Pedro Carnaúba, São José, Nazaré Batista, Frei Damião, Cônego Jatobá, Pimentel Amorim, e o Centro de Educação Infantil Silvia Vasconcelos. 


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter