Adolescente 15 anos diz que é mãe de bebê enterrada viva

Por Redação com G1 29/03/2015 10h10
Por Redação com G1 29/03/2015 10h10
Adolescente 15 anos diz que é mãe de bebê enterrada viva
Foto: Cortesia Nesseinstante
Familiares da criança recém-nascida, achada em uma cova rasa em um terreno de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, podem ter sido localizadas neste sábado (28). Uma adolescente de 15 anos procurou a maternidade onde a bebê está internada e disse que é mãe dela. Acompanhada de uma avó, a jovem alega que foi obrigada pelo pai da menina a abandoná-la.

O caso ocorreu na localidade conhecida como Sítio Lagoa da Canafístula, na zona rural do município. De acordo com a Polícia Civil, uma moradora da região contou que ouviu um choro vindo de um terreno baldio e, quando foi até o local, encontrou uma menina. A criança estava em uma cova rasa e, até a noite deste sábado (28), permanecia internada na Maternidade Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios.

À tarde, a adolescente esteve no hospital e disse que abandonou a bebê por medo e que não a enterrou sozinha. “Não conheço o pai”, falou.

Apesar da procura da menor e da avô, o Conselho Tutelar do município não foi comunicado até a noite de sábado. O Conselho Tutelar do município, Agnaldo Tenório de Barros explicou que, desde que a menina foi achada a polícia e membros do conselho investigam possíveis familiares dela.

“Tivemos algumas suspeitas, inclusive informações de que uma adolescente daquela localidade estava grávida e sumiu no mesmo dia, mas nada foi confirmado”, disse.
Barros explicou que um inquérito será aberto pela polícia para apurar quem é a responsável pela menina e que o Conselho vai acompanhar o caso. “Na segunda-feira vamos até o Fórum da cidade falar com o promotor para explicar a situação e já deixá-lo ciente de que esse bebê poderá ir para a adoção”, comentou.

Mulher quer adotar criança

O conselheiro disse ainda que a mulher que achou a criança no terreno baldio e a levou até o hospital, identificada apenas como Vera, já manifestou a intenção de ficar com a menina.
“A mulher chorou e ficou muito emocionada. Ela salvou a bebê e disse que se apegou a ela e tem muita vontade de ficar. Se não tiver nenhuma fila de espera e ela for apta, acredito que não haverá problema, mas essa decisão depende do juiz”, observou Barros.

Resgate

A criança recém-nascida foi encontrada por volta de 18h no tereno que fica na parte dos fundos de uma propriedade. Segundo a Polícia Civil, a mulher contou que passava pelo local quando ouviu um choro de bebê.

Chegando no terreno, a mulher encontrou a menina com parte do corpo em uma cova e a outra parte coberta com folha de feijão e pedaços de madeira.

“A mulher correu, pegou um transporte que leva estudantes para a cidade e foi com a bebê até o hospital. A menina estava sem roubas e suja de sangue, mas segundo a médica que a atendeu, passava bem. Só com arranhões por causa dos pedaços de madeira. Conversei com a médica e me disse que a bebê teria que ficar em observação”, falou o conselheiro.