Luciano Barbosa debate educação com comunidade escolar de Palmeira dos Índios

Por Assessoria 28/03/2015 09h09
Por Assessoria 28/03/2015 09h09
Luciano Barbosa debate educação com comunidade escolar de Palmeira dos Índios
Foto: Assessoria
O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, visitou o município de Palmeira dos Índios, nesta sexta-feira (27), e se reuniu com a comunidade escolar para discutir demandas educacionais da região.

A primeira reunião ocorreu na Escola Estadual Nova Jersey, onde Barbosa se encontrou com a direção, professores, conselho escolar, pais de alunos, entidades de classe e lideranças políticas da região.

Na ocasião, explicou-se que inicialmente, a ideia era transformar a escola em um centro de formação de professores, além da sede da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

“Para transformarmos a educação e mudarmos nossos índices, pretendemos investir em três pilares: formação, tecnologia e infraestrutura. Por isso, precisamos de um espaço que funcione como centro de formação para os nossos professores”, destacou Luciano Barbosa.

Representantes da escola, lideranças políticas regionais e educadores abordaram questões e demandas relativas à unidade de ensino; ao final do encontro, decidiu-se que a unidade continuará ofertando turmas do Ensino Fundamental e um novo espaço será encontrado para funcionar como coordenadoria e centro de formação de professores.

“A discussão que tivemos aqui na Escola Nova Jersey foi muito rica, pois debatemos muitas demandas relativas à educação de Palmeira dos Índios.
A educação é uma ação coletiva e é muito importante darmos as mãos e trabalharmos pela melhoria de nossos índices”, ressaltou o secretário de Educação.

Barbosa também se reuniu com diretores de escolas na sede da CRE e visitou três escolas da região: Almeida Cavalcante, Graciliano Ramos e Humberto Mendes. Esta última, inclusive, deverá se tornar uma escola em tempo integral até o próximo ano. “Nossa meta é termos 13 escolas de tempo integral em cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação e nos mesmos moldes do modelo implantado na Escola Marcos Antônio, em Maceió”, adiantou.

Projetos – Luciano Barbosa aproveitou a visita para repassar informes sobre projetos do Governo Renan Filho para a Educação, a exemplo da descentralização de recursos, que daria mais autonomia aos diretores de escola para resolver demandas de sua unidade escolar e o ICMS Educação.

“Por meio do ICMS Educação, nossa ideia é termos 10% do valor do imposto repassado para os municípios que tiverem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Desta forma, os municípios que mais investirem em educação terão também um incremento na sua educação”, explanou o secretário.